Notícias

Aberta inscrição para processo seletivo de mestrado acadêmico em Roma (Itália)

Membros do MPU podem se inscrever até às 12h do dia 11 de abril
publicado: 03/04/2019 12h33 última modificação: 03/04/2019 12h33

Está aberto o edital de seleção para o mestrado acadêmico “Sistemas Jurídicos Contemporâneos”. Promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com a Università di Roma – Tor Vergata, o curso terá duração de dois anos, sendo o primeiro ano realizado em Roma (Itália). As vagas são destinadas aos membros(as) do MPU em exercício. 

Para participar, é necessário que o candidato tenha domínio pleno do idioma italiano, não possua doutorado em Direito e não tenha participado de mestrado pela ESMPU anteriormente. A dissertação poderá ser escrita em português, porém, deverá ser defendida em italiano. 

Durante o primeiro ano do curso, na fase presencial, serão ministradas disciplinas como Sistema Jurídico Romanista e Sistemas Jurídicos Comparados; Direito dos Contratos Internacionais; Direito Constitucional Comparado; Direito Administrativo Comparado; Direito Internacional dos Investimentos; Direito do Trabalho Comparado; Direito Penal e Processual Comparado; Direito da União Europeia; A proteção dos Direitos Humanos; e Direito de Integração. Além disso, será oferecido curso de italiano e italiano jurídico para quem não possuir certificado de proficiência em língua italiana. 

O valor integral do curso é de 6.162 Euros (seis mil cento e sessenta e dois) que podem ser pagos em parcela única ou em duas parcelas, sendo a primeira de 4.146 Euros (quatro mil cento e quarenta e seis). A ESMPU não arcará com o pagamento do valor do curso nem com as despesas de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas. Esses valores deverão ser custeados pelo próprio participante. 

Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 11 de abril por este link. Veja outras atividades acadêmicas com inscrições abertas em Inscrição e Resultados

Outras informações sobre o mestrado podem ser obtidas no site https://www.sistemigiuridicicontemporanei.com/br/.

Atividade: Mestrado acadêmico “Sistemas Jurídicos Contemporâneos”

Data: 1º ano (presencial): outubro/19 a setembro/20; 2º ano: outubro/20 a dezembro/21

Inscrição: até 12h do 11 de abril

Local: Università di Roma – Tor Vergata (Roma – Itália)

Vagas: 2 MPF; 1 MPT; 1 MPM; 1 MPDFT

Custeio: NÃO haverá custeio de hospedagem, alimentação, translado e passagens aéreas

Mais informações no edital.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300