Abertas as inscrições para curso sobre perícia judicial e saúde mental

O treinamento acontece de 19 a 23 de novembro, em Goiânia
publicado: 19/10/2018 17h56 última modificação: 19/10/2018 18h28
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso presencial de aperfeiçoamento “Perícia judicial e saúde mental no ambiente de trabalho”.  A atividade tem vagas para o público externo e para membros (as) e servidores (as) do MPT lotados em Goiás. O treinamento acontece de 19 a 23 de novembro, nas dependências da PRT 18 em Goiânia/GO.

O curso pretende apresentar as ferramentas necessárias para desenvolver a consciência crítica e dinâmica, que permita oferecer a compreensão interdisciplinar e multiprofissional dos conceitos básicos em saúde mental no trabalho, bem como compreender a dinâmica da avaliação médico pericial em saúde mental e seu produto final.

Estão sendo oferecidas 30 vagas para o MPT (15 para membros e 15 para servidores), cinco para servidores (as) do serviço médico do TRT-GO e cinco para servidores (as) do serviço médico de saúde do trabalhador. A seleção será por sorteio eletrônico.

Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 29 de outubro pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Com 30 horas-aula, o conteúdo programático aborda temas como: qualidade de vida e bem-estar no trabalho (principais perspectivas teóricas); antecedentes individuais e organizacionais do adoecimento no trabalho; consequentes do adoecimento profissional para os trabalhadores e para a organização (uma análise com base em estudos científicos); direitos humanos e saúde; saúde mental como direito fundamental; expressões da violência na sociedade (cultura e gênero); a violência na história humana onipresença da violência nas relações; direito da personalidade; Semiologia Psiquiátrica Pericial; fundamento em perícia médica, dentre outros tópicos.

Os responsáveis pela capacitação serão Lais de Oliveira Penido (Analista Processual PRT-18º Região), Fabiano Coelho de Souza (Jurista), Helenides Mendonça (Psicóloga), Henrique do Prado Cabral (Perito ad hoc no TRT 18ª Região e TRF 1ª Região) e Michelle Vasconcelos da Silva Prado Cabral (Médica perita efetiva da Junta Médica Oficial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás).

A ESMPU não arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas para os candidatos (as) do curso. O certificado será concedido aos participantes com frequência mínima de 85%.

Leia o edital para mais informações.

Plano de aula