Abertas as inscrições para o 4º Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário

Em comemoração aos 20 anos da Lei de Improbidade Administrativa, esta edição reconhecerá as melhores matérias publicadas em jornais laboratório, que tratem da atuação de qualquer um dos quatro ramos do MPU no combate à improbidade administrativa e à corrupção. Inscrições seguem até 25 de janeiro de 2013.
publicado: 24/10/2012 13h54 última modificação: 31/03/2017 17h20
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu nesta quarta-feira, 24 de outubro, o prazo de inscrições para o 4º Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário. Nesta edição, em comemoração aos 20 anos da Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/1992), serão reconhecidas as melhores reportagens produzidas por estudantes de jornalismo e veiculadas em jornais laboratório (impressos, on-line, de rádio ou de tevê), que abordem a atuação do Ministério Público da União (MPU) no combate à improbidade administrativa e à corrupção.

Dez trabalhos serão premiados: o primeiro e o segundo colocados de cada região do país serão contemplados com R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente. No total, serão distribuídos quarenta mil reais em premiação.

O objetivo do prêmio é despertar na sociedade a reflexão sobre a questão da honestidade na administração dos bens públicos. Para concretizar essa intenção, a ESMPU incentivará os estudantes de jornalismo a abordar em reportagens o trabalho de qualquer um dos ramos do Ministério Público da União (Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal e Territórios) na defesa do patrimônio público brasileiro. A ideia é esclarecer a sociedade sobre uma das principais atribuições e competências da instituição e aproximá-la do cidadão.

Apoiam a iniciativa a Band Brasília/Band News FM, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), a Rede Record Brasília, o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJP-DF) e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Como participar – Para concorrer, as matérias devem ter sido produzidas por estudantes regularmente matriculados em cursos de jornalismo de instituições de ensino superior públicas ou privadas. A veiculação em jornal laboratório (impresso, rádio, televisão ou jornal on-line) mantidas pela instituição de ensino também é necessária. Os trabalhos podem ser feitos em grupo ou individualmente. É obrigatório que as matérias tenham sido produzidas e veiculadas em 2012.

Os interessados devem acessar a ficha de inscrição no endereço premiodejornalismo.escola.mpu.mp.br. Em seguida, enviar pelos Correios a ficha impressa, a declaração assinada pelo professor responsável e a reportagem. As inscrições estão abertas até o dia 25 de janeiro de 2013, e o material deve ser endereçado à Assessoria de Comunicação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Avenida L2 Sul, Quadra 603/604, Lote 23, CEP 70200-640, Brasília (DF). O regulamento do prêmio traz as regras completas de envio do material. Para fins de inscrição, será considerada a data de postagem do envelope.

Os vencedores serão escolhidos segundo critérios como adequação ao tema e gancho jornalístico, relevância, profundidade da abordagem, qualidade técnica de forma e conteúdo, precisão no eventual emprego de termos jurídicos e na designação de cargos, entre outros. O resultado será divulgado em fevereiro de 2013. A premiação ocorrerá em março de 2013, durante a abertura do ano letivo na ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas no hot site do Prêmio ou com a Assessoria de Comunicação da ESMPU, pelo telefone (61) 3313-5132 e pelo e-mail ascom@escola.mpu.mp.br.