Abertas inscrições para curso presencial sobre repositório arquivístico digital

Atividade é voltada para servidores do MPU que atuem na área de gestão documental. Inscrições até 19 de novembro
publicado: 09/11/2018 16h35 última modificação: 09/11/2018 16h35

A Escola Superior do Ministério Público (ESMPU) abriu inscrições para o curso “RDC-Arq - Repositório Arquivístico Digital Confiável Archivematica e Atom”. A atividade será realizada de 3 a 6 de dezembro, em Brasília, e visa capacitar servidores acerca do uso do AtoM e Archivematica para as áreas de gestão documental, memória e tecnologia da informação, com base na Resolução n. 43, de 4 de setembro de 2015, do Conselho Nacional de Arquivo (CONARQ).

Servidores do MPU que atuem na área de gestão documental podem se inscrever até as 12h do dia 19 de novembro pelo link “Inscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. São oferecidas oito vagas para servidores do MPDFT, quatro vagas para servidores do MPF, duas vagas para servidores do MPT e uma vaga para servidores do MPM. A seleção será por sorteio eletrônico e não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Com 20 horas-aula, o treinamento abordará os seguintes tópicos: Atom (descrição de instituição/autoridade arquivística/objeto descritivo/locais/assuntos; uso da taxonomia; criação e vinculação de depósito físico; importação e exportação de CSV; menus; criação de páginas estáticas; configuração de elementos visíveis e de idioma; pontos de acesso etc.); Archivematica (planos de preservação; transferência; microprocessos; backlog; appraisal; adição de metadados).

A bacharel em arquivologia Tatiana Canelhas Pignaro atuará como capacitadora da atividade.

A ESMPU não arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas para os participantes do curso. Receberão certificado aqueles que obtiverem frequência mínima de 85%.

Mais informações estão disponíveis no edital de abertura de inscrições.

Plano de aula