Abertas inscrições para segunda turma de curso presencial voltado para recursos ao STF e STJ

Com inscrições abertas até 20 de agosto, a atividade é dirigida a servidores do MPF lotados em São Paulo e membros lotados em São Paulo e Mato Grosso do Sul
publicado: 02/08/2018 15h06 última modificação: 02/08/2018 15h06

Estão abertas as inscrições do curso presencial “Preparando Recursos: Atuando no e para o STJ e o STF - Turma II”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Voltado para membros e servidores do MPF que atuem preferencialmente na área recursal, o treinamento está marcado para os dias 18 e 19 de outubro, em São Paulo.

O curso tem 12 horas de carga horária e visa construir habilidades para o manejo de recursos de índole extraordinária, incluindo a interposição de recursos, requisitos de admissibilidade e conhecimento de recursos. Os interessados devem se inscrever até 20 de agosto, às 12h, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br

Estão disponíveis 20 vagas para membros do MPF lotados em São Paulo, sendo 12 para membros lotados na capital e 08 para membros lotados no interior, cinco vagas para membros do MPF lotados no Mato Grosso do Sul e 25 vagas para servidores do MPF lotados em São Paulo (sem custeio). A seleção é feita por sorteio eletrônico e não é permitida a participação de membros e servidores que estejam em período de férias ou de licença.

O conteúdo programático prevê os seguintes assuntos: atuação criminal no STJ (HCs, RHCs, Reclamações, RESPs/ARESPs); atuação da Tutela Coletiva no STJ/classes do processo civil; atuação criminal para o STJ e o STF; atuação da Tutela Coletiva para o STJ e para o STF; atuação civil recursal no STF; atuação civil recursal no STF.

Os capacitadores do curso serão os subprocuradores-gerais da República Aurélio Virgílio Veiga Rios, Carlos Alberto Carvalho de Vilhena Coelho e Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, além das procuradoras regionais da República Geisa de Assis Rodrigues e Silvana Batini Cesar Góes.

Receberão certificados os participantes com frequência mínima de 85% na atividade. A ESMPU arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas somente para os membros lotados fora de São Paulo.

Veja o edital para mais informações sobre o curso.

Roteiro do curso