Abertas inscrições para segunda turma de Português Jurídico

Voltado para servidores do MPU, curso visa o aprimoramento da capacidade de produção de textos jurídicos em linguagem clara, coerente e coesa
publicado: 02/08/2018 12h11 última modificação: 02/08/2018 12h11

Estão abertas as inscrições para os servidores do MPU que desejam participar do curso a distância “Português jurídico - Turma II”. A capacitação será realizada de 17 de setembro a 29 de outubro no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

O curso busca promover o desenvolvimento e o aprimoramento da capacidade de produção de textos jurídicos em linguagem clara, coerente, coesa, conforme a norma padrão da língua portuguesa e com a forma e a estrutura adequadas. O curso também visa possibilitar a leitura de textos jurídicos de modo mais célere, com a compreensão das mensagens nas entrelinhas, pressupostos e subentendidos.

Estão sendo oferecidas 66 vagas para o MPF, 19 para o MPT, 12 para o MPDFT e três para o MPM. A seleção dos participantes é feita por sorteio eletrônico. Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 13 de agosto pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Com 60 horas de carga-horária, o curso é dividido em 7 unidades e apresenta os seguintes tópicos: a importância da linguagem na atividade jurídica; vocabulário jurídico, níveis de linguagem; elementos normativos; pontuação; pronomes de tratamento; citações; referência; documento jurídico em meio eletrônico; linguagem jurídica (expressões e vocabulário); Novo Acordo Ortográfico; vícios de linguagem, erros (concordância, regência, paralelismo, comparação); enunciação; dialogismo; polifonia; intertextualidade e outros aspectos gramaticais.

Os candidatos devem ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Aqueles que obtiverem frequência mínima de 85% receberão certificado.

Outras informações sobre o curso estão disponíveis pelo edital.

Plano de aula