Notícias

Ainda há vagas para capacitações sobre acolhimento e integração de refugiados e migrantes

Atividades acontecem de 5 a 7 de junho, em Florianópolis (SC), e são abertas ao público. Inscrições são gratuitas e vão até 4 de junho
publicado: 30/05/2019 13h22 última modificação: 30/05/2019 13h24

A Rede de Capacitação de Refugiados e Migrantes reabriu as inscrições para três atividades de capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes em Santa Catarina. Ainda há vagas para o simpósio, para a mesa-redonda e para a oficina Mapeamento Territorial e Articulação de rede. 

Podem participar das atividades refugiados e migrantes; integrantes de comitês de acolhida e de grupos de trabalho sobre empregabilidade; gestores e equipes de abrigos; servidores públicos; membros de organizações da sociedade civil envolvidas com a temática; estudantes e jornalistas. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 15h do dia 04 de junho. Veja o passo-a-passo de como realizar a inscrição. Os selecionados receberão por e-mail as orientações para confirmação da participação e informações sobre local de realização das atividades. 

Veja abaixo a programação detalhada e inscreva-se. 

Simpósio – O Simpósio “Refugiados e Migrantes em Santa Catarina: Como Acolher e Integrar?" acontece no dia 5 de junho, a partir das 8h, no auditório da Justiça Federal de Santa Catarina (Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, nº 4810, Agronômica). 

Na primeira parte do encontro serão apresentados os contextos global e local do fenômeno migratório. Também será discutida a política nacional e os desafios de sua implementação. Na segunda metade, será realizado um debate sobre as experiências locais na atenção a migrantes e refugiados. 

Confira programação e inscreva-se

Mesa-redonda – A mesa redonda “Migração, Racismo e Xenofobia em Santa Catarina” promoverá o diálogo sobre o racismo, a xenofobia e a islamofobia com o objetivo de provocar a reflexão coletiva sobre as realidades vividas pelas populações refugiadas e imigrantes no Estado. 

A atividade acontece a partir das 18h30, do dia 6 de junho, também no auditório da Justiça Federal de Santa Catarina (Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, nº 4810, Agronômica), e contará com a presença de debatedores representantes dos migrantes, do poder público e da sociedade civil organizada envolvidas com a temática. 

Confira programação e inscreva-se

Oficina Mapeamento Territorial e Articulação de Rede  A atividade pretende ofertar insumos de mapeamento da rede local atual, identificar novas possíveis articulações, apresentar e dialogar sobre estratégias de articulação e mobilização, além de dar encaminhamento às ações pensadas nas demais atividades formativas do Projeto Atuação em Rede. A oficina acontece dia 7 de junho, de 14h às 17h30, no MPF (Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, nº 4810, Agronômica, Torre I).  Inscreva-se 

Para mais informações sobre a atividades, acesse o edital e a programação

Realização – Todas as atividades fazem parte do projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”. Realizado pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes, o projeto já teve 2.299 participações, e já passou por Belém (PA), Manaus (AM), São Paulo (SP), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Curitiba (PR). 

Para a organização das atividades em Florianópolis, a Rede conta com o apoio do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho e da Defensoria Pública da União em Santa Catarina, da Justiça Federal de Santa Catarina e de organizações não governamentais envolvidas no processo de atenção ao refugiado ou migrante. 

Atuação em rede –  A Rede de Atuação é composta pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Missão Paz e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). 

Saiba mais sobre o projeto em https://escola.mpu.mp.br/h/rede

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300