Além da ESMPU: MPF promove palestra sobre MP, sociedade civil e direito à educação

Pesquisador Mario Grangeia apresentará resultados de pesquisas sobre GT Educação/PFDC e MPEduc
publicado: 14/04/2021 18h46 última modificação: 14/04/2021 19h37
ilustração

O Ministério Público Federal (MPF) promove, em 15 de abril, das 14h30 às 16h, a palestra online “Ministério Público, sociedade civil e direito à educação”, ministrada pelo analista de comunicação Mario Grangeia, que recém concluiu uma pesquisa sobre o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), feita em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento será realizado via plataforma de videoconferência e terá mediação do procurador da República no Rio de Janeiro Sérgio Pinel (MPF/RJ), ex-membro do GT Educação/PFDC e coidealizador do MPEduc. Interessados em participar deverão se inscrever previamente por meio do Sistema Hórus e informar nome e matrícula no chat da plataforma de videoconferência durante a transmissão da atividade.

Serão discutidos resultados da pesquisa sobre o MPEduc, apoiada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) via edital, e da pesquisa sobre o GT Educação, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). Assessor-chefe de Comunicação do MPF na 2ª Região (RJ/ES), Mario Grangeia é doutor em Sociologia pela UFRJ, onde é pesquisador associado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED). Seus estudos mais recentes incluem o capítulo “Direito à educação e atuação coordenada do Ministério Público Federal (2001-2020)”, que integra o e-book comemorativo dos 20 anos da ESMPU, e o livro “Conectando as ciências humanas: novos olhares sobre a transdisciplinaridade”.

O evento é parte do ciclo anual de palestras do MPF na 2ª Região, que é um fórum de aprendizagem e troca de conhecimentos para os públicos interno e externo. Em março, o ciclo 2021 foi aberto com a palestra “Proteção e vazamento de dados”, com o procurador da República em Minas Gerais Carlos Bruno Ferreira da Silva (MPF/MG). O chat da plataforma de videoconferência ficará disponível para perguntas, e servidores do MPF têm direito a hora para adicional de qualificação após registrar presença por meio do chat.

Atividade: Palestra online “Ministério Público, sociedade civil e direito à educação”
Data: 15 de abril de 2021, das 14h30 às 16h
Modalidade: Plataforma de videoconferência