Notícias

Alunos do curso Globalização, Justiça e Segurança Humana participam de solenidade na embaixada alemã

O curso de especialização é resultado de uma parceria entre a ESMPU e a Universidade de Bochum (Alemanha). Um dos objetivos é promover a troca de experiências entre juristas e especialistas dos dois países.
publicado: 14/02/2008 18h37 última modificação: 31/03/2017 17h20

Os alunos do curso de especialização Globalização, Justiça e Segurança Humana foram recebidos ontem pelo embaixador da Alemanha no Brasil, Prot von Kunow. O jantar oferecido pela embaixada marcou o início das atividades do curso depois das férias. Participaram o diretor-geral da ESMPU, Rodrigo Janot, o diretor-geral adjunto e docente do curso Eugênio Aragão, entre outros membros do MPF e professores do curso.


A especialização foi desenvolvida pela ESMPU em parceria com a Universidade de Bochum, na Alemanha. Em 360 horas/aula, o curso abrange temas em áreas como Direito Internacional, Economia, Sociologia e Relações Internacionais. Entre os assuntos discutidos estão o Tribunal Internacional Penal, democracia na era da globalização, terrorismo, direitos humanos, combate à pobreza e esquerdismo na América Latina.


Para a aluna e advogada da União Natalia Camba Martins, a especialização é interessante justamente pelo aspecto multidisciplinar. “As aulas saem do campo estrito do Direito e tem um espectro de abrangência bem maior”, diz ela. Outra vantagem do curso é o contato com professores estrangeiros, vinculados à Universidade de Bochum. “Eles têm uma visão de direito internacional diferente da nossa. Esse intercâmbio é muito produtivo”.


“O curso tem o mérito de discutir as formas de proteção dos direitos humanos no mundo globalizado”, disse o embaixador alemão em discurso. Segundo Rodrigo Janot, “há uma forte influência da ciência jurídica alemã no direito brasileiro e a experiência da Universidade de Bochum contribui para a consolidação de uma escola jovem como a ESMPU”.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300