Notícias

Atividades de capacitação dos atores envolvidos no acolhimento de refugiados e migrantes chega a João Pessoa

Durante três dias, de 10 a 12 de abril, a cidade sediará simpósio e sete oficinas relacionadas à temática. Inscrição até 29 de março
publicado: 20/03/2019 17h38 última modificação: 09/04/2019 12h39

João Pessoa (PB) receberá, de 10 a 12 de abril, as atividades do projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil". Durante três dias, no auditório da Procuradoria da República na Paraíba (Av. Epitácio Pessoa, 1800), serão realizadas um simpósio e sete oficinas com o intuito de fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer uma política local de integração para refugiados e migrantes.  

Podem participar integrantes de comitês de refugiados e migrantes, comitês de acolhida, grupos de trabalho sobre empregabilidade, gestores e equipes de abrigos, servidores públicos e organizações da sociedade civil envolvidas com a temática, estudantes e jornalistas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as 12h do dia 29 de março, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  https://escola.mpu.mp.br.  

Simpósio - O Simpósio “Refugiados e Migrantes na Paraíba: Como Acolher e Integrar?" acontece na manhã do dia 11 de abril e contará com duas mesas de discussão. A primeira abordará o contexto da Política Nacional Migratória e de Refúgio, abordando aspectos históricos, do direito do trabalho e da gestão migratória em nível local. No segundo momento, serão apresentadas experiências locais de atenção a migrantes e refugiados, com destaque para informações sobre os fluxos migratórios o Estado e as experiências da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Humano, da Universidade Estadual da Paraíba, da Coordenação Nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes.  

Para saber mais, acesse o edital e a programação completa do simpósio.  

Oficinas – As sete oficinas do projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil" serão realizadas entre 10 e 12 de abril.  Para as cinco oficinas seguintes, os interessados poderão se inscrever um mais de uma, desde que não aconteçam no mesmo horário: “Nova Lei de Migração, Lei do refúgio, Direitos e Acesso à Justiça”, “Gestão Migratória em Nível Local”, “Direitos Laborais, Migração e Prevenção ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas”, “Gênero, Direitos Humanos, Migração e Rede de Proteção - Onde eu me insiro?” e “Migração e Integração Local”.  

A oficina “Media Training” é voltada exclusivamente para porta-vozes das instituições ou entidades envolvidas no acolhimento e integração de refugiados e migrantes. Já a de “Imprensa no Combate à Xenofobia contra Refugiados e Migrantes” é direcionada a jornalistas, assessores de imprensa e blogueiros.  

Para mais informações, acesse o edital e a programação completa das oficinas.  

Atuação em rede – As atividades são realizadas pela “Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes” composta pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Missão Paz e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).  

Para a organização das atividades em João Pessoa, a Rede conta com a parceria da Procuradoria da República na Paraíba, do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, da Defensoria Pública da União na Paraíba, de instituições públicas locais envolvidas no processo de atenção ao refugiado ou migrante e de organizações não governamentais locais envolvidas no processo de atenção ao refugiado e migrante. 

Saiba mais sobre o projeto em https://escola.mpu.mp.br/h/rede  

SERVIÇO  

Atividades: 
- Simpósio “Refugiados e Migrantes na Paraíba: Como Acolher e Integrar?" 
- Oficinas do Projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil" 
Data: 10 a 12 de abril 
Local: Auditório da Procuradoria da República na Paraíba (Av. Epitácio Pessoa, 1800, Expedicionários – João Pessoa/PB) 
Inscrição:  até as 12h do dia 29 de março, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  https://escola.mpu.mp.br.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300