Campanha estimula doações para Fundos da Criança e do Adolescente

O objetivo da campanha é mostrar a membros e servidores dos quatro ramos do MPU que ajudar os menos favorecidos pode ser mais fácil do que as pessoas imaginam.
publicado: 06/12/2006 19h00 última modificação: 31/03/2017 17h18

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou esta semana uma campanha nacional para estimular doações para os Fundos e Conselhos Municipais ou Estaduais da Criança e do Adolescente. Voltada para membros e servidores dos quatro ramos do MPU, a "Campanha 6% do IRPF e dignidade da criança" mostra que ajudar os menos favorecidos e investir em cidadania é mais simples do que muita gente imagina.

As pessoas podem fazer doações para os Fundos Municipais ou Estaduais da Criança e do Adolescente e quem paga essa conta é a Receita Federal. Isso porque os valores doados podem ser descontados do imposto de renda a pagar ou acrescidos ao imposto a restituir, com garantia de dedutibilidade ou restituição até 6% do total a pagar ou receber. Esse é o único tipo de doação para entidades de assistência social que não cai na malha fina da Receita.

O dinheiro vai para projetos desenvolvidos pelos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente ou por entidades cadastradas. Outra vantagem é que, como os fundos são municipais e estaduais, as pessoas têm a possibilidade de acompanhar de perto o trabalho e fiscalizar a aplicação do dinheiro doado.

A campanha inclui peças como cartazes e folders, que serão distribuídos nacionalmente, além de uma página na Internet que explica como doar e traz as formas de contato com os Fundos e Conselhos Estaduais de Defesa da Criança e do Adolescente. O endereço do sítio da campanha na rede mundial de computadores é www.escola.mpu.mp.br/campanha.