Combate à corrupção: ESMPU lança cartilha para professores do Ensino Médio

Elaborada em parceria com a 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, a obra busca orientar o professor no estudo do tema com seus alunos, transmitindo a eles informações úteis sobre a aplicação da Lei n. 8.429/92 e a forma de alcançar as órgãos oficiais de controle.
publicado: 09/12/2013 18h03 última modificação: 31/03/2017 17h23

Em 2013, o lema “Educar para não (se) corromper” guiou as atividades desenvolvidas pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A proposta da instituição foi a de estudar, debater e despertar na sociedade a reflexão sobre a defesa da probidade administrativa e o combate à corrupção.

Para encerrar o calendário dedicado ao tema, a Escola escolheu o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado nesta segunda-feira, 9 de dezembro, para apresentar ao público a cartilha “Corrupção e improbidade: como combater”. Elaborada em parceria com a 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (5ª CCR), que atua na defesa do patrimônio público, a obra é voltada especialmente para professores do Ensino Médio, buscando orientá-los no debate e no estudo do tema com seus alunos. A ideia é que, por intermédio do professor, os estudantes possam ter acesso a informações importantes acerca da aplicação da Lei n. 8.429/1992, dos instrumentos de ação no combate à corrupção e à improbidade, e da forma de alcançar as órgãos oficiais de controle.

A cartilha foi lançada na abertura do Seminário “Efetividade no Combate à Corrupção”, promovido pela Procuradoria Geral da República. Durante a apresentação da obra, o diretor-geral da ESMPU, Nicolao Dino Neto, destacou a educação como umas das principais ferramentas de combate à corrupção. “A educação é capaz de formar cidadãos conscientes de seu papel social. Isso pode constituir uma obviedade, mas quem disse que as coisas óbvias não devem ser ditas e repisadas para que possam, sempre e mais, ser vivenciadas?”, questionou.

De acordo com Nicolao Dino, a ESMPU lançou-se ao desafio de contribuir com novos meios de combate à improbidade administrativa e à corrupção, estendendo seu raio de atuação. “O objetivo é alcançar o jovem em formação, por intermédio de um dos mais importantes protagonistas dessa tarefa: o professor”, explicou.

Em breve, o material será distribuído a professores da rede pública de Ensino Médio. No momento, a ESMPU busca parcerias para dar andamento ao projeto. “A cartilha é lançada pela Escola, mas busca mais e mais parceiros. Nesse sentido, vale ressaltar que estamos em tratativas com a Presidência da República para que o Poder Executivo seja um parceiro na divulgação e que o alcance desse material possa ser o mais amplo possível”, concluiu o diretor-geral da ESMPU.

Seminário “Efetividade no Combate à Corrupção” - Para lembrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, a Procuradoria Geral da República promoveu nesta segunda-feira (9) o Seminário “Efetividade no Combate à Corrupção”. Durante a abertura do evento, a coordenadora da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, Denise Vinci Túlio, apresentou dados sobre a atuação do órgão no combate à corrupção. O seminário reuniu ainda o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, e o representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, Rafael Franzini.

Entre os palestrantes, estiveram a professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Maíra Machado, que falou sobre a coordenação entre órgãos de controle e fiscalização, e o procurador do Ministério Público espanhol Luis Rodríguez Sol, que apresentou um relato sobre a experiência do seu país e a base de dados para investigações de todos os tipos de transações comerciais legais ou movimentos de bens, valores ou fluxos de capital ou bens econômicos, que aparecem circunstancialmente relacionados à atividade de grupos criminosos organizados.

* Com informações da Secretaria de Comunicação da Procuradoria Geral da República