Notícias

Conferências do Programa “Diálogos Democráticos” já estão disponíveis no YouTube

Além do registro audiovisual, o conteúdo das palestras – realizadas simultaneamente em Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belém e Recife – foi reunido em publicação eletrônica
publicado: 21/01/2020 14h05 última modificação: 21/01/2020 15h03
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) disponibilizou em seu canal no YouTube as 16 conferências realizadas dentro do Programa “Diálogos Democráticos”. As apresentações, inspiradas no formato TED Talks (tecnologia, entretenimento e design), são o resultado das seis rodas de debates – realizadas simultaneamente em Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belém e Recife –, cada uma abordando um aspecto da democracia. Acesse a playlist.  

Além do registro audiovisual, o conteúdo dos debates também foi reunido em uma publicação eletrônica, disponível no site da ESMPU. Acesse o e-book.  

O Programa “Diálogos Democráticos” contou com a participação de especialistas, entre arquitetos, urbanistas, juristas, advogados, cientistas políticos, filósofos, antropólogo e professores. Durante 15 minutos, cada um, em seus diferentes vieses, pôde expor sua perspectiva acerca da temática. As apresentações ocorreram no dia 2 de outubro, no mês de aniversário da promulgação da Constituição Federal de 1988 (a Constituição Cidadã).  

A ação foi uma iniciativa da Câmara de Ensino da ESMPU, colegiado acadêmico integrado pelos coordenadores de ensino dos quatro ramos do MPU. Os eventos foram realizados na sede da instituição e nos cinco Centros de Apoio.  

Em Brasília (DF), o antropólogo brasileiro-congolês Kabengele Munanga, a cientista política especialista em Justiça de Transição Glenda Mezarobba e o procurador regional da República Marlon Weichert falaram sobre “construção democrática e sociedade do medo”. Em São Paulo (SP), o tema “democracia na era digital” foi debatido pelo professor da FGV/Rio e ex-secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Vinícius Wu, e pelo diretor de Análise de Políticas Públicas na FGV/RJ, Marco Aurélio Ruediger.  

Já em Porto Alegre (RS), o cientista político Pablo Holmes e a doutora em Filosofia Katarina Peixoto foram convidados para discutir “capital e trabalho na construção democrática”. A temática “cidade como espaço democrático” foi abordada em Recife (PE) e ficou a cargo do arquiteto e urbanista Anderson Kazuo Nakano, da promotora de Justiça da Bahia Lívia Santana e da vice-diretora do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, Fernanda Costa.  

Os “desafios da democracia socioambiental” foram o assunto da roda de diálogo em Belém (PA), que teve como conferencistas o procurador da República Ubiratan Cazetta, o diretor-executivo do Instituto Escolhas, Sergio Leitão, e a integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens Tchenna Maso.  

No Rio de Janeiro (RJ), a advogada e ativista dos Direitos Trans Gisele Alessandra Schmidt, o professor de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Daniel Sarmento e o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Roger Raupp Rios trataram sobre “democracia e direitos contramajoritários”.  

Saiba mais sobre o Programa “Diálogos Democráticos” pelo hotsite https://escola.mpu.mp.br/h/dialogos

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300