Conselho Administrativo aprova Plano de Atividades 2011

Ao todo, 102 projetos pedagógicos integrarão o calendário de atividades acadêmicas da ESMPU no próximo ano. Cerca de quatro mil vagas para capacitação e desenvolvimento profissional serão oferecidas a membros dos quatro ramos e servidores do MPU.
publicado: 17/12/2010 15h53 última modificação: 31/03/2017 17h20

Em reunião promovida no dia 7 de dezembro, o Conselho Administrativo da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) aprovou os projetos pedagógicos que serão desenvolvidos no próximo ano. O Plano de Atividades 2011 contará com 102 atividades acadêmicas voltadas à atualização técnica, ao desenvolvimento profissional e ao aprimoramento de membros dos quatro ramos e servidores do MPU em suas respectivas áreas de atuação.

Desse total, 96 atividades acadêmicas são destinadas a membros e servidores da área-fim e seis a servidores da área-meio. Em 2011, a ESMPU oferecerá cerca de quatro mil vagas para capacitação. Estão previstos 97 cursos de aperfeiçoamento e cinco cursos de pós-graduação, sendo 84 atividades presenciais, duas na modalidade semipresencial e 16 ministradas a distância.

Entre os projetos estão os cursos de pós-graduação lato sensu “Globalização, Justiça e Segurança Humana” e “Direito Penal Especial”, além de um MBA em Ministério Público. O catálogo de cursos de aperfeiçoamento incluirá temas como gestão da segurança institucional, inteligência e contra-inteligência, media training (módulos I e II), aplicação da Lei Maria da Penha, direito digital, desapropriação e reforma agrária, biopirataria, recursos trabalhistas, assédio moral, perícias no processo penal, técnicas de pesquisa doutrinária e jurisprudencial.

A elaboração do Plano de Atividades seguiu novas regras e contou com a participação das coordenações de ensino e das áreas de recursos humanos dos quatro ramos. Os temas destinados a membros e servidores da área-fim foram definidos por comissões técnicas designadas pelos coordenadores de ensino e posteriormente submetidos aos demais membros para avaliação do grau de importância. Já os treinamentos para a área-meio foram elaborados em reuniões com representantes de RH de cada ramo.

O calendário de atividades acadêmicas da ESMPU em 2011 compreenderá os meses de março a junho (1º semestre) e de agosto a dezembro (2º semestre). Todas as informações relativas ao conteúdo e ao período de realização dos cursos e treinamentos serão publicadas em breve no portal da Escola.

Atividades de extensão – A ESMPU poderá realizar, dependendo da disponibilidade de recursos orçamentários, atividades de extensão de relevante interesse institucional, como seminários, simpósios, congressos e oficinas. Os projetos serão apresentados pelo coordenador de ensino de cada ramo e submetidos à deliberação do Conselho Administrativo nos meses de março e agosto.

Clique aqui para ler o Regulamento do Plano de Atividades 2011.