Notícias

Conselho Editorial seleciona artigos para a próxima edição do Boletim Científico

Publicação reunirá conhecimento produzido nas áreas de direitos humanos, interesses difusos e coletivos, direito penal, além de estudos de temas atuais aplicados à atuação do MPU. Material passa agora à fase de produção editorial e será lançado em breve.
publicado: 01/03/2010 17h39 última modificação: 31/03/2017 17h22

A Câmara Editorial do Boletim Científico, órgão que compõe o Conselho Editorial da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), reuniu-se na semana passada para selecionar os artigos que irão compor a próxima edição da publicação pela qual é responsável. O Boletim Científico traz artigos sobre matérias jurídicas ou afins que sirvam de embasamento para pesquisas e para melhor informar os profissionais da área. Entre os autores estão membros do Ministério Público, do Judiciário, acadêmicos e representantes de diversos setores.

Para o volume 28-29 da publicação, a Câmara selecionou artigos relacionados a direitos humanos, interesses difusos e coletivos, direito penal e liberdades constitucionais, ordem pública e relações jurídicas privadas, além de temas atuais aplicados às áreas de atuação do MP. Nos textos reunidos, destacam-se títulos como “A prática médica orientada para o ensino-aprendizagem e a dignidade humana: notas sobre um caso”, da procuradora da República Anelise Becker; “Fraudes nas relações de trabalho: morfologia e transcendência”, do procurador do Trabalho Ronaldo Santos; “A incidência dos danos psíquicos em vítimas de sequestro e cárcere privado à luz do Código Penal”, da servidora do MPF Joceli Rocha; e “O estatuto disciplinar dos membros do Ministério Público”, do promotor de justiça do MPDFT Vitor Gonçalves.

O material passa agora à fase de produção editorial e será lançado em breve. Exemplares da obra serão distribuídos gratuitamente às unidades dos quatro ramos do MPU e a bibliotecas, de acordo com a pertinência do tema.

Projetos de publicação – Além do Boletim Científico, a ESMPU edita a série “Manual de Atuação”, com seis volumes publicados até o momento. Estudos e resultados de pesquisas e de atividades acadêmicas e científicas também estão entre as obras editadas pela Escola.

Interessados em enviar projetos de publicação à ESMPU devem preencher o formulário disponível no endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Publicações”, opção “Projetos de Publicação”. A instituição aceita a colaboração de membros, servidores e de qualquer pessoa que produza conhecimento em matéria jurídica ou afim relacionada à atuação do MPU, conforme as regras estabelecidas no Regulamento de Publicações da Escola (acesse aqui).

Clique aqui para conhecer as publicações da ESMPU.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300