Consulta de levantamento de necessidades de treinamento tem ampla adesão

Resultados serão disponibilizados para consulta e passarão por duplo processo de priorização
publicado: 15/08/2018 12h55 última modificação: 15/08/2018 12h55

Com 1.165 participações registradas, a consulta a membros e servidores do MPU para levantar as necessidades de treinamento para 2019 foi finalizada na última sexta-feira (10). O levantamento de necessidades foi a primeira etapa do processo de elaboração do Plano de Atividades para o próximo ano letivo e buscou identificar quais temáticas das áreas fim e meio precisam ser abordadas nos cursos oferecidos pela instituição.

Perfil dos respondentes – O levantamento de necessidades da área fim teve 564 participações, sendo 284 do MPF, 204 do MPT, 40 do MPDFT e 36 do MPM. No MPF, participaram da consulta 60 membros, 135 analistas e 62 técnicos. Quatorze respondentes assinalaram a opção outra carreira. Já no MPT, participaram da consulta 47 membros, 92 analistas e 41 técnicos. Vinte e dois respondentes declararam pertencer a outra carreira. No MPDFT, informaram necessidades de capacitação na área finalística, 10 membros, 17 analistas e 10 técnicos. Por fim, as respostas do MPM tiveram a participação de 17 membros, nove analistas e oito técnicos.

No levantamento das necessidades de treinamento da área meio foram recebidas 604 respostas. Dessas, 380 participações foram de respondentes da carreira de técnico (242 do MPF, 91 do MPT, 25 do MPM e 22 do MPDFT), 153 da carreira de analista (70 do MPF, 53 do MPT, 25 do MPDFT e cinco do MPM) e nove da carreira de membro (sete do MPT, uma do MPF e uma do MPM).

As respostas serão consolidas e disponibilizadas para consulta. Para o diretor-geral da ESMPU, João Akira Omoto, o número de participações foi expressivo e irá impactar positivamente no atendimento, por parte da Escola, das reais necessidades de treinamento do MPU, contemplando um número maior de membros e servidores.

Próxima etapa – Na próxima fase da elaboração do Plano de Atividades, a Escola reunirá em um seminário no dia 30 de agosto as coordenações temáticas de cada ramo; os representantes dos procuradores-gerais, corregedores, ouvidores; e os coordenadores de ensino para avaliar e discutir o resultado da consulta.  Na ocasião, será entregue a consolidação das necessidades de capacitação recebidas durante a consulta.

A partir do seminário, os coordenadores das áreas temáticas terão até 14 de setembro para fazer priorização das necessidades. Neste mesmo período, será realizada junto aos membros e servidores dos ramos uma validação das necessidades de capacitação individuais. De acordo com a Secretaria de Planejamento da Escola, o objetivo dessa validação é verificar se as necessidades de capacitação individuais informadas estão alinhadas com a perspectiva do grupo.

Em setembro, o colegiado de ensino irá fazer a triagem das necessidades comuns aos quatro ramos e começará a esboçar as atividades acadêmicas provenientes dessas demandas. As necessidades específicas serão tratadas com as comissões de cada ramo e as necessidades de capacitação da área meio serão tratadas em reunião com os representantes dos setores de Gestão de Pessoas.

Plano de Atividades

O Plano de Atividades (PA) consiste no conjunto de ações de capacitação realizadas pela ESMPU durante o ano letivo. A elaboração do plano ocorre sempre no ano anterior, com a participação de membros e servidores do MPU. Neste ano, a instituição alterou a metodologia de elaboração do plano de atividades para tornar o processo mais democrático, participativo, plural e dinâmico.

A previsão é que o Plano de Atividades 2019 seja divulgado em 17 de outubro, após a aprovação pelo Conselho Administrativo (CONAD) da ESMPU.