Conteúdo de atividades acadêmicas promovidas pela ESMPU é disponibilizado no portal

Nova área do site visa reforçar o compromisso da Escola em promover a universalização do conhecimento e disseminar conteúdo acessível e de qualidade para todos
publicado: 21/01/2021 17h16 última modificação: 21/01/2021 17h16

Para reunir o conteúdo das capacitações e atividades acadêmicas promovidas pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a instituição criou uma nova área em seu portal: Produção de Ensino. O catálogo é composto por materiais didáticos e videoaulas de cursos a distância, simpósios, seminários, palestras, rodas de conversa e webinários. O objetivo é reforçar o compromisso da instituição em promover a universalização do conhecimento e disseminar conteúdo de qualidade e acessível para todos.

A página é dividida em três áreas: atividades de extensão, cursos e pós-graduação. Sempre que houver uma nova ação educacional, esta será atualizada na categoria correspondente. São dezenas de videoaulas e textos complementares sobre temas como violência doméstica e familiar, análise econômica do Direito, Teoria dos Jogos, Direito Processual Civil e Penal, Direito Administrativo, licitações e contratos, políticas públicas, segurança pública, meio ambiente do trabalho, impactos da pandemia do coronavírus, direitos da criança e do adolescente, valoração econômica de impactos e danos socioambientais, Big Data, Design Thinking, Criptoativos e Blockchain, Inglês instrumental, trabalho escravo, teletrabalho no MPU, cooperação internacional.

Segundo o diretor-geral da ESMPU, Paulo Gustavo Gonet Branco, a iniciativa reforça o compromisso com a comunidade acadêmica, estipulado no início da sua gestão, de democratizar e universalizar o acesso aos conteúdos educacionais produzidos pela Escola. “Ao assumir a ESMPU, me comprometi em ampliar o acesso aos colegas e aos servidores dos quatro ramos do MPU à nossa produção de ensino, tentando oferecer, da forma mais plural possível, aquilo que é importante para o desempenho das funções essenciais”, complementou.

A coordenadora de Educação Continuada da ESMPU, Renata Souza Mendes, acrescentou que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), tem estimulado a adoção de repositórios abertos para a consulta de qualquer interessado. Ela também frisou a importância da gestão dos conteúdos educacionais. “Antes, produzíamos um material muito rico, mas que ficava restrito a uma determinada turma após o término do curso. Essa nova página vai facilitar a recuperação e a curadoria desse conteúdo. É uma importante contribuição que a Escola oferece para o seu público”, enfatizou.

Democratização do ensino – Com a pandemia da Covid-19, as atividades acadêmicas promovidas pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em 2020 foram ofertadas a distância. O método de ensino se transformou, mas as capacitações continuaram e foram ampliadas: a instituição ofertou 379 atividades de curta duração, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.