Notícias

Jornalista William Waack analisa impactos político-econômicos da pandemia para o Brasil

O âncora da CNN e cientista político conversou com o secretário de Planejamento e Projetos da ESMPU, Carlos Vinicius, para a série de diálogos virtuais sobre a crise do coronavírus
publicado: 02/04/2020 15h37 última modificação: 30/04/2020 15h08
Ilustração

Ilustração

“Estamos vivendo uma extraordinária insegurança jurídica. Acho difícil voltarmos ao que era antes”. A afirmação é do jornalista da CNN e cientista político William Waack em mais um bate-papo virtual da série “Diálogos Interdisciplinares – a pandemia do Coronavírus”, promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Dessa vez, o encontro foi conduzido pelo secretário de Planejamento e Projetos da ESMPU e professor Carlos Vinícius Ribeiro.

Quando indagado por Ribeiro se o jornalista já havia vivenciado alguma crise semelhante como a que o mundo vem enfrentando, Waack, que já cobriu inúmeros conflitos de guerra e acontecimentos internacionais, foi enfático ao dizer que a situação é inédita. “Essa crise é um desarranjo das cadeias produtivas, causando além da deterioração do sistema internacional, uma devastadora recessão global cuja duração talvez não seja tão longa mas os efeitos a gente mal começou a entender”, destacou.

O encontro virtual trouxe à pauta uma análise conjuntural das estruturas políticas de poder no Brasil e a importância das relações interinstitucionais para superação da crise. Quando Carlos Vinícius projetou três possíveis cenários para o futuro do país, William Waack disse acreditar que a economia do país não reagirá com facilidade. “O Brasil tem uma taxa de crescimento potencial muito baixa, independente da crise”, afirmou.

Entretanto, ele concluiu que, apesar de tanto sofrimento e dores causadas pela pandemia, há oportunidades de mudança. “É paradoxal o que estou falando como analista político, mas julgo arriscar que o rompimento das atuais estruturas institucionais possa libertar o país”.

Confira o vídeo completo aqui. 

Série “Diálogos Interdisciplinares – a pandemia do Coronavírus”

Lançada no último dia 27 de março, a série contará com uma sequência de diálogos virtuais entre especialistas, economistas e juristas com o objetivo de fomentar a discussão, o debate e a reflexão sobre aspectos jurídicos e econômicos das medidas tomadas para combater a pandemia do Coronavírus no Brasil e no mundo.

O primeiro bate-papo foi com o diretor-geral da ESMPU, Paulo Gonet, e o economista José Roberto Afonso. Confira o primeiro encontro virtual aqui.

 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300