Notícias

Curso “Análise econômica do Direito e Teoria dos Jogos” inaugura nova modalidade de ensino a distância

Voltada para membros e servidores do MPU, a atividade acontece de 19 de abril a 24 de maio. Inscrição até 14 de março
publicado: 06/03/2018 12h47 última modificação: 06/03/2018 12h48
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso a distância Análise econômica do Direito e Teoria dos Jogos”, que inaugura a nova modalidade de ensino a distância da instituição, o “EAD interativo”.  Voltada para membros e servidores do MPU, a atividade acontece de 19 de abril a 24 de maio no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU. 

Ministrado pelo procurador da República André Bueno da Silveira, o curso busca auxiliar os participantes a desenvolverem habilidades em análise econômica do Direito, teoria dos jogos e pragmatismo jurídico no exercício da função. Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 14 de março pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. 

Estão sendo disponibilizadas 30 vagas para membros (26 para o MPF, duas para o MPT, uma para o MPM e uma para o MPDFT) e 20 para servidores (66 para o MPF, duas para o MPT, uma para o MPM e uma para o MPDFT). A seleção será por sorteio eletrônico. 

“EAD interativo” – A estrutura do novo modelo de educação a distância da ESMPU é formada por videoaulas, textos complementares interativos, fóruns de discussão e blocos de questões. Cada curso é composto por quatro videoaulas: as três primeiras têm duração máxima de 15 minutos e a última, exibida ao final e com duração máxima de 30 minutos, irá responder as principais dúvidas levantadas nos fóruns. Já os textos complementares interativos fornecem uma perspectiva prática do assunto, mostra o posicionamento do docente sobre o tema, além de incentivar a pesquisa, a leitura, a interpretação e a análise do aluno.  

Conteúdo - Com 20 horas-aula, o treinamento vai abordar, dentre outros assuntos: análise econômica do Direito e Teoria dos Jogos - Fundamentos (origem, evolução, conceitos básicos, limites, análises positiva e normativa, teorema de Coase, pragmatismo jurídico e outros temas correlatos); Dilema dos Prisioneiros, Equilíbrio da Nash, Tragédia dos Comuns, Problema de Agência, Free Rider Problem e outros temas correlatos; aplicação prática da análise econômica do Direito e da teoria dos jogos sob uma perspectiva pragmática; e análise econômica do Direito aplicada na prática do exercício da função no Ministério Público. 

Para participar é preciso disponibilidade mínima de cinco horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Aqueles que obtiverem frequência mínima de 85% receberão certificado. 

Acesse outras informações sobre o curso pelo edital. 

Edital   
Plano de aula

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300