Curso aborda relação entre processo eletrônico e novos horizontes de investigação

Atividade acontece em Brasília, de 22 a 24 de junho. Interessados podem se inscrever até dia 20 de junho.
publicado: 10/05/2016 08h50 última modificação: 31/03/2017 17h22

Estão abertas as inscrições para o curso presencial “Processo Eletrônico, inteligência computacional e novos horizontes de investigação - Turma 2”, que acontece de 22 a 24 de junho, em Brasília. Os interessados podem se inscrever pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”, até as 12h do dia 20 de junho.

O objetivo é examinar modelos de tramitação integralmente eletrônica do inquérito civil; problematizar as variáveis celeridade, transparência e gestão de informações estratégicas; e conhecer formas de acesso a bancos de dados e cruzamento de elementos que possam agilizar e conceder maior eficácia às investigações.

Estão sendo oferecidas 40 vagas, sendo 20 para membros da PGT e da PRT 10 e 20 para servidores da PGT e da PRT10. A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Conteúdo - O treinamento irá abordar os seguintes tópicos: processo eletrônico, inteligência computacional e novos horizontes de atuação; tecnologias da informação úteis ao operador do direito; uso de dados e informações obtidas em meio eletrônico; mapeamento de bancos de dados de natureza pública; inteligência computacional e inovações possíveis no âmbito da tutela coletiva: a experiência da Coordenadoria de Análise e Pesquisa de Informações do MPT; processo eletrônico, mundo digital e função judicante: reflexões sobre a experiência brasileira; mundo digital e Teoria Geral do Processo; provas em meio digital: redes sociais, ferramentas de comunicação instantânea e outros meios eletrônicos; intimidade e privacidade no mundo digital; reflexões sobre inovações na legislação processual e na jurisprudência; e técnicas de cruzamento de dados.

O conteúdo será ministrado pelo procurador do Trabalho Luís Fabiano de Assis e pelo juiz do Trabalho Tabajara Medeiros de Rezende Filho.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a PGT e a PRT 10 não se responsabilizarão pelo custeio de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas dos participantes. Aqueles que frequentarem 85% das atividades receberão certificado.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Edital completo