Curso apresenta sistemas e serviços da rede de proteção no combate ao trabalho infantil

Aulas buscarão desenvolver fluxo de atendimento preventivo e repressivo e modelo de capacitação para elaboração de agenda do sistema de garantias de direito da criança e do adolescente. ESMPU oferece 35 vagas a membros do MPT e do MPDFT.
publicado: 19/09/2014 17h57 última modificação: 31/03/2017 17h22

Seguem até as 12h do dia 29 de setembro as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com instrumento imprescindível da rede de proteção no combate ao trabalho infantil”. A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará a atividade acadêmica em Brasília no período de 21 a 23 de outubro. O objetivo é apresentar o SUAS e os serviços prestados por instituições de assistência social integrantes da rede de enfrentamento do trabalho infantil.

Estão disponíveis 33 vagas para membros do MPT e duas vagas para membros do MPDFT, que poderão se inscrever pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A ESMPU custeará a participação dos membros do MPT lotados fora da capital federal.

Programação – O curso envolverá aulas sobre o SUAS, conceitos e aplicação prática de controle social, proteção básica e especial, vigilância socioassistencial e benefícios assistenciais. A programação inclui apresentação sobre funções, serviços e composição do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e seus respectivos serviços.

Em conjunto com os participantes, o treinamento buscará desenvolver e apresentar um fluxo de atendimento preventivo e repressivo e um modelo de capacitação para elaboração da agenda setorial e intersetorial do sistema municipal e estadual de garantias de direito da criança e do adolescente.

À frente das atividades estarão o coordenador-geral de Medidas Socioeducativas e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Francisco Antônio de Sousa Brito, e os procuradores do Trabalho Tiago Ranieri de Oliveira e Antonio de Oliveira Lima.

Participantes com 85% de frequência mínima receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital e a programação do curso.