Curso capacita integrantes de 11 Conselhos de Segurança Escolar

publicado: 05/11/2006 12h20 última modificação: 31/03/2017 17h26

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizam, entre os dias 6 e 10 de novembro, curso de capacitação dos Conselhos de Segurança Escolar (CSEs). O objetivo da atividade é preparar os integrantes dos novos CSEs, esclarecendo sobre o funcionamento e a estrutura dos conselhos, além de abordar temas relevantes para a comunidade escolar, como preconceito e direitos da criança e do adolescente.

Os alunos do curso são membros de 11 novos CSEs, de três escolas do Gama, três do Recanto das Emas e cinco de Ceilândia. Entre pais, alunos, professores, policiais e comunidade, serão 110 participantes. A metade desse total deve ser estudantes.

Os CSEs são órgãos autônomos, formados por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, e contam o apoio de instituições públicas. A atribuição dos conselhos é identificar, discutir e sugerir medidas às autoridades competentes para combater os problemas de segurança dentro da escola e no perímetro escolar.

Os conselhos surgiram a partir de um estudo realizado pelo MPDFT em 2001, quando foi criada uma comissão para debater a questão da violência nas escolas e encontrar possíveis soluções. Cinco escolas da rede pública de ensino iniciaram, então, o projeto-piloto, que resultou na criação do Grupo de Apoio à Segurança Escolar, em 2005.

Fonte: Ascom/MPDFT