Curso de especialização aborda globalização, justiça e segurança humana

O curso é gratuito. Com enfoque multidisciplinar, o programa abrange temas nas áreas de Direito Internacional, Sociologia, Economia e Relações Internacionais. As inscrições vão até o dia 5 de agosto.
publicado: 12/07/2007 16h54 última modificação: 31/03/2017 17h25

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu processo seletivo para o Curso de Especialização Globalização, Justiça e Segurança Humana. O curso, multidisciplinar, abrangerá temas em diversas áreas, tais como Direito Internacional, Economia, Sociologia e Relações Internacionais.O programa inclui assuntos como Tribunal Internacional Penal, democracia na era da globalização, terrorismo, combate à pobreza e esquerdismo na América Latina. As inscrições, somente pela internet (link "Inscrições e resultados"), vão até o dia 5 de agosto. No total, são 30 vagas e o curso é gratuito.

A especialização é resultado de parceria entre a ESMPU e a Universidade de Bochum (Alemanha). A instituição, criada nos anos 60, conta hoje com algo em torno de 33 mil estudantes e tem como um de seus princípios a interdisciplinaridade e a unidade do conhecimento. “A universidade já fez dois cursos com a ESMPU”, diz o alemão Sven Peterke, pesquisador em Bochum e responsável pela parte acadêmica do curso. “Já há entre as duas instituições uma cooperação bastante fértil”, completa. Além de Peterke, fazem parte do corpo docente professores da Universidade de Brasília, como Argemiro Procópio (Relações Internacionais) e o subprocurador-geral da República Eugênio Guilherme de Aragão (Direito).

As aulas serão presenciais, à noite, na sede da ESMPU, em Brasília, e a freqüência mínima para aprovação é de 75%. O curso será realizado em três semestres, de acordo com o calendário abaixo:

1º semestre – 27/8/2007 a 14/12/2007

2º semestre – 12/2/2008 a 27/6/2008

3º semestre – 26/8/2008 a 1/12/2008

Término do curso, incluindo entrega da monografia – 30/1/2009

Processo seletivo - Para participar da especialização, o interessado deve ter experiência no MPU ou no campo internacional nas áreas de globalização, justiça ou segurança humana. A seleção será feita por meio de análise de currículo, com os seguintes critérios de preferência na distribuição das vagas:

- atuação no MPU nas áreas relativas à temática do curso;

- graduação, em nível superior, em Direito, Relações Internacionais, Antropologia, História, Sociologia ou Economia;

- tempo de experiência na atuação em procedimentos ou casos relativos à área temática do curso;

- tempo de serviço no MPU;

- tempo de experiência internacional nas áreas temáticas do curso.

Os currículos deverão ser enviados para nacp@escola.mpu.mp.br entre os dias 13 de julho e 5 de agosto. O resultado e a convocação para a matrícula sairão na Internet, na página da ESMPU, no link “Inscrições e Resultados”, no dia 10 de agosto.

A Escola custeará apenas o curso; outras despesas são de responsabilidade dos participantes. Outras informações estão disponíveis na Central de Atendimento ao Usuário nos telefones (61) 3313-5130 / 5124 / 5165.

Veja aqui a íntegra do edital.
Confira a programação completa da especialização.