Curso de iniciação reúne novos procuradores em Brasília

Curso de iniciação reúne novos procuradores
publicado: 26/09/2006 16h00 última modificação: 31/03/2017 17h26

Terminou nesta terça-feira, 26 de setembro, o V Curso de Iniciação de Procuradores da República, realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O curso durou uma semana e discutiu temas como direitos das pessoas com deficiência, técnicas de elaboração de denúncias, tutela do patrimônio público e atuação extrajudicial em tutela coletiva, entre outros assuntos. O curso de iniciação é o primeiro contato dos novos membros com a instituição e faz parte do curso de vitaliciamento, que está sendo desenvolvido pela ESMPU.

Durante as aulas, os novatos trocaram idéias com procuradores veteranos e discutiram uma série de situações práticas que fazem parte da atuação dos membros do MPF. A procuradora da República Tatiana Pollo, uma das participantes do curso, considerou as aulas produtivas. Ela está indo para o estado do Pará e destacou que os recém empossados precisavam passar por esse curso preparatório. "A gente sabe muita teoria e pouca ou nenhuma prática. Acho que o curso contribuiu muito nesse aspecto", disse.

Outro integrante da nova turma de procuradores, Flávio Reis, avaliou o curso como positivo. "Nesse período aprendemos muito com os mais experientes, que nos mostraram exemplos práticos de situações que vamos enfrentar. Foi importante também entender questões administrativas que acontecem dentro do MPF e que os palestrantes nos apresentaram. Isso foi bom para termos um primeiro contato com a instituição", definiu.

Agora, todos os participantes terão que desenvolver um trabalho escrito sobre um dos temas debatidos durante o encontro na ESMPU. O prazo para entrega é de 60 dias.

Essa primeira semana de preparação faz parte do curso de vitaliciamento para membros, que terá duração de 18 meses. O objetivo é atualizar e acompanhar a atuação dos procuradores durante o estágio probatório.

Os participantes terão um panorama do MP e das diversas áreas de atuação, com aulas que vão misturar teoria e prática. Para garantir o acesso de todos os alunos, o curso deve usar a metodologia de ensino a distância ? com ferramentas como Internet e videoconferência, por exemplo. Os próximos módulos do curso de vitaliciamento estão em fase de desenvolvimento.