Curso de LIBRAS é oferecido aos servidores do MPU

Atividade busca propiciar o atendimento adequado aos cidadãos com deficiência auditiva
publicado: 12/07/2018 12h17 última modificação: 12/07/2018 12h17
Imagem ilustrativa

Capacitar os servidores do MPU com conhecimentos básicos acerca da Língua Brasileira de Sinais é o objetivo do novo curso a distância com inscrições abertas pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O treinamento será realizado de 27 de agosto a 8 de outubro, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola e visa propiciar atendimento adequado aos cidadãos com deficiência auditiva.

Estão abertas 66 vagas para o MPF, 19 para o MPT, 12 para o MPDFT e três para o MPM. A seleção é feita por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 23 de julho pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br.

Com carga horária de 60 horas-aula, o curso prevê a abordagem dos seguintes assuntos: abordagem histórica sobre a educação dos surdos no mundo; educação de surdos no Brasil; a comunidade surda (identidade, níveis de surdez, tratamento, prevenção e fatores de riscos); apresentação das legislações específicas; e noções básicas da LIBRAS (iniciando uma conversa com surdo; configurações de mão, movimento, localização e orientação da mão; expressões faciais e corporais; alfabeto, números; saudações, localização e estados brasileiros; família, sentimentos; calendário, cores; meios de transporte e comunicação; principais profissões; alimentos, bebidas, frutas; principais verbos).

O participante deve ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Para receber o certificado, é necessário ter frequência mínima de 85% receberão certificado.

Acesse outras informações sobre o curso pelo edital.

Plano de aula