Curso discute impactos trabalhistas de grandes empreendimentos

Treinamento voltado para membros do MPT abordará as consequências socioeconômicas das obras de grande porte, as irregularidades nas contratações, as condições de trabalho, entre outros temas. Atividade será realizada em Brasília entre os dias 2 e 4 de dezembro.
publicado: 04/11/2013 16h56 última modificação: 31/03/2017 17h20

Seguem até as 12h do dia 18 de novembro as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Grandes empreendimentos e os impactos no mundo do trabalho”, atividade acadêmica que a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá em Brasília entre os dias 2 e 4 de dezembro.

Voltado para membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), o curso estudará as consequências das grandes obras no plano socioeconômico e no mundo trabalhista, além de debater as principais irregularidades verificadas na contratação, no transporte, na saúde e na segurança dos trabalhadores desses empreendimentos.

A ESMPU oferece 35 vagas para membros do MPT, que deverão inscrever-se no endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. Participantes lotados fora da capital federal terão as despesas custeadas pela Escola.

Programação – Com 16 horas-aula, o treinamento envolverá discussões sobre o “Compromisso Nacional para Melhoria das Condições de Trabalho na Construção Civil”, o meio ambiente de trabalho nas grandes obras, além de reflexões sobre a responsabilização ambiental do empregador e outras estratégias para tornar mais efetiva a atuação do Ministério Público da União na temática dos grandes empreendimentos. A programação contará ainda com análise do caso da Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia.

À frente do curso estarão representantes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), auditores fiscais do trabalho e membros da Justiça Trabalhista.

A ESMPU emitirá certificado aos participantes com, no mínimo, 85% de frequência na atividade acadêmica.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital e a programação.