Curso em “EaD interativo” vai abordar resolução consensual de conflitos coletivos

Atividade é voltada para membros e servidores do MPU. Inscrição até 15 de outubro
publicado: 03/10/2018 12h25 última modificação: 03/10/2018 12h25

Membros e servidores do MPU já podem se inscrever no curso “Resolução consensual de conflitos coletivos envolvendo políticas públicas”, da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A atividade é oferecida na modalidade “EAD interativo” e será realizada de 12 de novembro a 17 de dezembro, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola.São oferecidas 34 vagas para o MPDFT (21 para membros e 13 para servidores), 10 para MPF (cinco para membros e cinco  para servidores), três para o MPT (duas para membros e uma  para servidores) e três para o MPM (duas para membros e uma para servidores). As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 15 de outubro pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção será por sorteio eletrônico e não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Com 20 horas-aula, o treinamento abordará os seguintes tópicos, entre outros: conflito: benefícios, percepção positiva, paz; teoria da observação; negociação distributiva e colaborativa; distinção de interesses e posições; comunicação não-violenta; princípios éticos: Lei da Mediação e Código de Ética; formas consensuais de administração de conflitos; habilidades comunicativas; mediação de conflitos em diversos contextos; fases e técnicas da mediação de conflitos; formas de resolução consensual de conflitos; fases do processo de mediação: abertura, relato das histórias, pauta de trabalho, ampliação da negociação, compromisso.

A atividade será ministrada pelo servidor do MPU, mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UNB), Carlos Daniel Dell Santo Seidel.

O participante deve ter disponibilidade mínima de cinco horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Receberão certificado aqueles que obtiverem frequência mínima de 85%.

"EAD interativo" – A estrutura do novo modelo de educação a distância da ESMPU é formada por videoaulas, textos complementares interativos, fóruns de discussão e blocos de questões. Cada curso é composto por quatro videoaulas: as três primeiras têm duração máxima de 15 minutos e a última, exibida ao final, e com duração máxima de 30 minutos, irá responder as principais dúvidas levantadas nos fóruns. Já os textos complementares interativos fornecem uma perspectiva prática do assunto, mostram o posicionamento do docente sobre o tema e incentivam a pesquisa, a leitura, a interpretação e a análise do aluno.

Outras informações estão disponíveis pelo edital.

Plano de aula