Curso estuda direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes

Atividade reunirá profissionais do direito, do serviço social, da sociologia e da psicologia para debater questões como a importância da família nos cuidados da infância, a destituição do poder familiar, o acolhimento institucional e a adoção. Inscrições seguem até 2 de setembro.
publicado: 25/08/2011 15h24 última modificação: 31/03/2017 17h22

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá, nos dias 14 e 15 de setembro, em Brasília, o Curso de Aperfeiçoamento “Convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes”. O treinamento reunirá profissionais do direito, do serviço social, da sociologia e da psicologia para debater, de forma interdisciplinar, questões como a importância da família nos cuidados da infância, a destituição do poder familiar, o acolhimento institucional e a adoção.

A atividade oferece 30 vagas, distribuídas entre membros e servidores do MPDFT, técnicos da Vara da Infância do Distrito Federal, psicólogos e assistentes dos Serviços de Acolhimento e técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF (Sedest). Os interessados poderão inscrever-se até as 12h do dia 2 de setembro, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção de inscritos será feita por sorteio eletrônico.

O curso incluirá aulas e dinâmicas que envolvem, entre outros temas, os pressupostos legais do direito à convivência familiar e comunitária; os cuidados e a preparação das crianças e das famílias em acolhimento institucional; os aspectos psicossociais da criança e do adolescente nos processos de rompimento dos vínculos parentais; os princípios jurídicos da adoção, da guarda e da tutela. A carga horária é de 12 horas-aula. Participantes com 75% de frequência mínima na atividade receberão certificado emitido pela ESMPU.

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br

Leia o edital e a programação completa.

Serviço

Quando: 14 e 15 de setembro de 2011

Onde: Coordenadoria da Infância e Juventude do MPDFT – SEPN 711/911, Lote B – Asa Norte – Brasília (DF)

Inscrições: até as 12h do dia 2 de setembro