Curso estuda técnicas de investigação criminal e perícias

Voltado para membros do MPF, do MPM e do MPDFT, treinamento envolverá técnicas especiais, ferramentas eletrônicas de investigação e discussões sobre colaboração premiada, ação controlada, operação encoberta e proteção de testemunhas. Aulas serão ministradas em Brasília entre 2 e 4 de dezembro.
publicado: 17/11/2014 17h32 última modificação: 31/03/2017 17h22

Estão abertas até as 12h do dia 20 de novembro as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Técnicas de investigação criminal e perícias”, atividade acadêmica voltada para membros do MPF, do MPM e do MPDFT. A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará o treinamento no período de 2 a 4 de dezembro, em Brasília. O objetivo é capacitar os participantes para a produção e a obtenção de elementos de convicção de interesse para investigações criminais, bem como para a condução eficiente de inquéritos policiais e procedimentos investigatórios criminais, sobretudo em crimes graves e de maior complexidade.

A ESMPU oferece 35 vagas, assim distribuídas: 30 para membros do MPF, três para membros do MPDFT e duas para membros do MPM. Os interessados poderão inscrever-se pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico. Haverá custeio de participação para os membros do MPF e do MPM lotados fora da capital federal.

Programação – As aulas serão ministradas por membros do MPF e representantes da Polícia Federal e da Secretaria de Pesquisa e Análise da Procuradoria Geral da República (SPEA/PGR). Na primeira parte da atividade, o procurador regional da República Vladimir Barros Aras abordará as técnicas especiais de investigação, entre elas as recomendadas pelo Grupo de Ação Financeira da América do Sul contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFISUD), tais como a ação controlada, a operação encoberta, a vigilância eletrônica, o uso de recompensas e a proteção de testemunhas.

A segunda aula do curso, a cargo dos assessores da Secretaria de Pesquisa e Análise da PGR Gilberto Guimarães Mendes Junior e Fausto Arantes Porto, apresentará as ferramentas do MPF para a investigação, destacando as funcionalidades do Portal de Investigação Criminal da SPEA/PGR.

As perícias da Polícia Federal e a interlocução com o MPF serão os temas da etapa seguinte. Na última parte do curso, o procurador da República Deltan Martinazzo Dallagnol falará sobre a colaboração premiada.

Participantes com 85% de frequência mínima no curso receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo e a programação.