Curso estuda técnicas de negociação e mediação de conflitos

Voltadas para membros dos quatro ramos do MPU, as aulas envolverão estratégias adequadas para ressaltar o protagonismo do Ministério Público na solução extrajudicial de situações de conflito. Atividade será promovida em Brasília entre os dias 12 e 14 de setembro.
publicado: 01/08/2012 13h42 última modificação: 31/03/2017 17h22

Com o objetivo de aprimorar as técnicas fornecidas aos membros do Ministério Público para fortalecer sua função de mediadores de conflitos sociais e agentes transformadores em situações de crise, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá o Curso de Aperfeiçoamento “Resolução de crises, mediação e negociação: papel do Procurador”. Voltado para membros dos quatro ramos do MPU, o treinamento será realizado em Brasília entre os dias 12 e 14 de setembro.

A ESMPU oferece 30 vagas, assim distribuídas: 22 para membros do MPF, 3 para membros do MPT, 2 para membros do MPM e 3 para membros do MPDFT. Os interessados poderão inscrever-se até as 12h do dia 10 de agosto, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A Escola custeará despesas com transporte, hospedagem e alimentação para os participantes lotados fora da capital federal.

Programação – Com carga horária total de 16 horas-aula, o curso buscará despertar a reflexão sobre as estratégias adequadas para ressaltar o protagonismo do Ministério Público na solução extrajudicial dos conflitos e para promover a justiça cidadã. Entre os temas abordados na atividade acadêmica estarão os métodos e as fases da negociação; os conceitos e as tipologias do conflito; e a formalização do acordo.

A programação contará ainda com discussões sobre o método da negociação por princípios aplicado à atuação do Ministério Público; os meios para enfrentar dificuldades como a resistência do interlocutor em negociar, o elevado grau de conflito e as práticas desleais; e o compromisso de ajustamento de conduta. As aulas também envolverão estudo de casos, com destaque para a atuação do MPF no Projeto Carne Legal e a negociação como meio de integração entre o direito e a economia.

À frente do curso estarão os procuradores da República Alexandre Gavronski e Daniel Avelino, o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul Paulo Valério Moraes e a professora Márcia de Moraes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Participantes com, no mínimo, 75% de frequência receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para acessar a programação completa e a bibliografia de referência (leitura prévia sugerida).