Notícias

Curso para peritos do MPT vai abordar atuação na Normas Regulamentadoras

Treinamento é voltado para servidores do MPT que ocupam os cargos de analista pericial nas áreas de engenharia de segurança do trabalho e medicina do trabalho. Inscrição até 03 de julho
publicado: 23/06/2017 16h34 última modificação: 23/06/2017 16h35
Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso presencial “Qualificação de peritos para a atuação nas Normas Regulamentadoras”, voltado para servidores do MPT que ocupam os cargos de analista pericial nas áreas de engenharia de segurança do trabalho e medicina do trabalho. Com 25 vagas, atividade acontece em Brasília de 15 a 17 de agosto. A seleção será por sorteio eletrônico. 

O objetivo é permitir que os participantes aprendam a aplicação da NR – 32, permitindo a realização de inspeções e diligências em serviços de saúde, com a finalidade de verificar o cumprimento da norma. Os interessados poderão se inscrever até às 12h do dia 03 de julho pelo linkInscrições e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. 

Com 16 horas-aula, o conteúdo vai abordar, dentre outros tópicos: princípios e campo de aplicação da NR – 32; riscos químicos e biológicos nos serviços de saúde; necessidade de adequação no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional em serviços hospitalares; radiações ionizantes e resíduos em ambientes hospitalares; limpeza e conservação nos ambientes hospitalares; medidas de proteção nos ambientes hospitalares; condições de manutenção das lavanderias nos hospitais e serviços de saúde; manutenção de máquinas e equipamentos nos ambientes hospitalares; e condições de conforto e de garantia de meio-ambiente saudável nos ambientes hospitalares. 

As aulas serão ministradas pelos coordenadores da Comissão Tripartite Permanente Nacional da NR 32, os médicos do trabalho Antônio Carlos Ribeiro Filho e Marcos Antônio Lisboa Miranda; e o técnico de segurança do trabalho, o psicólogo organizacional José Hélio Lopes Batista.

Os custos com hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas para aqueles lotados fora de Brasília serão custeados pela ESMPU. Para receber o certificado, é necessária frequência mínima de 85%.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo
Roteiro do curso

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300