Notícias

Cursos de pós-graduação lato sensu da ESMPU recebem credenciamento do MEC

Também ficaram convalidados os atos institucionais praticados até a publicação da portaria de credenciamento
publicado: 29/05/2017 15h30 última modificação: 01/06/2017 12h13
Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Os cursos de pós-graduação lato sensu da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), nas modalidades presencial e a distância, receberam o credenciamento perante o Ministério da Educação (MEC) pelo prazo de oito anos. A homologação do credenciamento foi publicada no Diário Oficial da União (Seção 1, p. 86). 

Também ficaram convalidados os atos institucionais praticados até a publicação da portaria de credenciamento. Isso significa que todas as especializações oferecidas anteriormente são reconhecidas pelo MEC em todo o território nacional. A Escola está estudando quais os procedimentos adequados para a questão. 

Atualmente, estão em andamento seis cursos de especialização sobre temas como segurança pública, gestão de pessoas e Direito aplicado. Para este ano, ainda está prevista a oferta de especialização em gestão pública. O processo de avaliação foi iniciado em 2015, e, em abril do ano passado, a Escola recebeu a visita da comissão avaliadora do Ministério que atribuiu à instituição média 4 em uma pontuação máxima de 5.

Segundo o diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins Lima, o credenciamento reflete o fortalecimento da Escola, que a cada ano vem se modernizando e melhorando seus procedimentos administrativos e pedagógicos para ser uma instituição de ensino voltada à profissionalização de alto nível. “Sem dúvida, o credenciamento das nossas pós-graduações lato sensu reconhece a qualidade e a seriedade do trabalho que está se desenvolvendo aqui e abre as portas para um futuro mestrado profissionalizante, que por ora ainda é oferecido no modelo in company”

Ele ressalta ainda que há também muitos desafios a superar, e entre eles estão a reflexão sobre o ensino a distância e as inovações tecnológicas que podem dinamizar essa modalidade. “Entretanto, já iniciamos a discussão sobre métodos, pedagogia mais adequada, ferramentas e estruturas tecnológicas”. 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300