Diretor-geral adjunto da ESMPU participa do XI Congresso Internacional da ABDT

Evento é realizado pela ABDT em parceria com as faculdades de Direito das universidades de Sevilha e de Valência, na Espanha
publicado: 08/10/2021 13h09 última modificação: 08/10/2021 17h40
Ilustração

O diretor-geral adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Manoel Jorge e Silva Neto, foi um dos palestrantes do segundo dia do XI Congresso Internacional da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), na qual ocupa a cadeira 64. Na manhã desta sexta-feira (8), Silva Neto abordou o tema “Teletrabalho e digitalização no serviço público no Brasil – eficiência ou retrocesso?”.

Manoel Jorge e Silva Neto sustentou que há diversos pontos positivos na adoção do teletrabalho no serviço público. No entanto, apontou apenas uma circunstância negativa que, contudo, recebe o mesmo peso e importância de todas as variantes positivas: a ausência de alteridade no teletrabalho no âmbito público e privado. Concluiu que “a expressão ‘alter’, do grego ‘outro’, significa 'estar-com', um atavismo humano absolutamente inviabilizado pelo trabalho a distância”.

O Congresso, que começou em 7 de outubro e vai até o dia 14, é realizado pela ABDT em parceria com as faculdades de Direito das universidades de Sevilha e de Valência, na Espanha. O evento busca discutir o mundo do trabalho diante das transformações trazidas pela pandemia e que atingiram países nas suas relações sociais, econômicas, internacionais e regionais. Outro objetivo da atividade é analisar a força do trabalho como matriz motora do desenvolvimento global.

Programação – Com o mote “Proteção social e pandemia: respostas legislativas perante a velha e a nova pobreza”, o evento híbrido, com participantes presenciais e virtuais, foi dividido em duas partes. A primeira, nos dias 7 e 8 de outubro, em Sevilha; e a segunda, nos dias 13 e 14 outubro, em Valência.

ABDT – A Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT) tem como objetivos o estudo do Direito e do Processo do Trabalho, o aperfeiçoamento e a difusão da legislação trabalhista e a publicação de estudos. É composta por cem membros efetivos de diversos estados brasileiros.