Diretores da ESMPU são homenageados com comenda da Ordem do Mérito Ministério Público Militar

Condecoração é destinada a agraciar personalidades que prestaram relevantes serviços em prol da sociedade e do país
publicado: 25/11/2021 13h31 última modificação: 25/11/2021 13h55

Os diretores da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Alcides Martins e Manoel Jorge e Silva Neto, foram homenageados com a comenda da Ordem do Mérito Ministério Público Militar (MPM), alusiva aos 100 anos da instituição, completados em 2020. Ambos foram admitidos no grau Grande Oficial por unanimidade. A cerimônia foi realizada na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília, nesta quarta-feira (24/11), com a observância de medidas preventivas à Covid-19, como restrição de acesso apenas a homenageados e convidados e uso obrigatório de máscara.

A Ordem do Mérito Ministério Público Militar é destinada a agraciar personalidades e organizações, civis e militares, que tenham prestado meritórios serviços à instituição, à sociedade e ao país. A comenda é concedida nos graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços, podendo ser também condecoradas, com as Insígnias da Ordem, organizações nacionais ou estrangeiras.

O procurador-geral da Justiça Militar e chanceler da Ordem do Mérito MPM, Antônio Pereira Duarte, agradeceu aos condecorados pelas contribuições dadas em ações implementadas pela instituição. Ainda afirmou que a democracia reclama que todos os seus atores sejam ouvidos e participem dos processos decisórios. “Não há, certamente, espaço para retrocessos nesse processo civilizatório. Poderes e instituições, autônomos e independentes, mas submetidos ao sistema de freios e contrapesos, devem conviver, com harmonia e responsabilidade, em prol da realização dos elevados fins que os governam, envidando esforços para corresponder aos anseios maiores da sociedade, destinatária final de todos os esforços de cada servidor brasileiro”, acrescentou.

Alcides Martins agradeceu a homenagem, apesar de se considerar imerecedor. “De toda maneira, é um gesto de profundo respeito e consideração pelo nosso trabalho de quase 40 anos no Ministério Público e pelas boas relações que sempre mantivemos com todas as instituições, inclusive o MPM. Sou imensamente grato por esse gesto de grandeza”, ressaltou o diretor-geral.

Por sua vez, Manoel Jorge e Silva Neto compartilhou a homenagem recebida com os seus predecessores, a atual gestão e os integrantes da Escola. “Considero do mais elevado significado a outorga concedida pelo brioso MPM – a mais antiga instituição ministerial brasileira. Porém, a muito elevada distinção não foi outorgada à minha pessoa, mas sim à atividade realizada pela ESMPU. Portanto, compartilho a condecoração com a direção de ontem, nas pessoas dos ex-diretores Paulo Gonet e Eitel Santiago; com a direção de hoje, nas pessoas do atual diretor Alcides Martins e do secretário de Educação, Conhecimento e Inovação, Carlos Vinícius Alves Ribeiro; e com cada integrante da ESMPU, sem os quais os elevados propósitos de informar e formar jamais seriam concretizados”, celebrou o diretor-geral adjunto

Encontro de Procuradores da Justiça Militar – Antes da homenagem, o diretor-geral da ESMPU participou do 9º Encontro do Colégio de Procuradores da Justiça Militar, que vai até sexta-feira (26/11). Na ocasião, ele falou sobre o projeto de trabalho comum entre a Escola e o MPM no desenvolvimento de atividades de capacitação para os integrantes do ramo. Por sua participação no evento, recebeu uma placa de agradecimento.