Notícias

Em estande no 8º FMA, ESMPU exibe duas exposições sobre povos indígenas e barragens

A Escola ficou responsável pela interação com os participantes do 8º Fórum Mundial da Água
publicado: 19/03/2018 18h15 última modificação: 19/03/2018 18h49
Exibir carrossel de imagens Os visitantes também puderam dar suas sugestões para a proteção dos recursos hídricos e garantia do direito humano à água

Os visitantes também puderam dar suas sugestões para a proteção dos recursos hídricos e garantia do direito humano à água

Responsável pelo estande do Ministério Público Brasileiro, no 8º Fórum Mundial da Água, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) exibiu para os visitantes duas exposições digitais sobre a temática.  A primeira “Água e povos indígenas”, de Leonardo Prado, fotógrafo da Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, reuniu fotos tiradas entre os anos de 2005 e 2010, que retratam como os povos das etnias Kayapó, Krahô e Waurá se relacionam em seu cotidiano com a água. A mostra foi produzida em parceria com a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF - Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais. 

A outra exposição, “Água, barragens e trabalho humano”, foi desenvolvida em parceria com o procurador do Trabalho Allan de Miranda Bruno. O material traz imagens que mostram as condições de trabalho dos trabalhadores barragistas durante a construção da usina de Belo Monte. 

Os dois vídeos estão disponíveis no canal da Escola no YouTube. Clique para assistir (“Água e povos indígenas” e “Água, barragens e trabalho humano”). 

Os visitantes também puderam dar suas sugestões ao Ministério Público Brasileiro para a proteção dos recursos hídricos e garantia do direito humano à água. Os cartões estão sendo pendurados numa árvore montada no local, em referência à atuação da instituição na defesa do meio ambiente. 

O estande está localizado na feira da Vila Cidadã, montada no Estádio Nacional Mané Garrincha. O espaço estará aberto para visitação até a próxima sexta (23/03). Confira programação. 

Folder institucional 

A ESMPU também preparou folder institucional (físico e digital) para ser distribuído aos visitantes. O material trouxe informações sobre como a instituição vem capacitando membros e servidores do MPU em temas relacionados à água e ao meio ambiente e fala sobre o selo de sustentabilidade da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que recebeu do Ministério do Meio Ambiente. 

8º FMA 

O Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília, de 18 a 23 de março, busca construir compromissos políticos e provocar ações em temas relacionados com a água. Esta edição inova ao incluir oficialmente no debate o Poder Judiciário e o Ministério Público. 

 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300