Notícias

Encerrada a Turma 1 do X Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores da República

Com carga horária de 364 horas-aula, treinamento ofereceu aos 39 novos membros do MPF conhecimentos jurídicos e de natureza interdisciplinar, com ênfase na prática e na aplicabilidade dos temas abordados. Turma 2 concluirá a quarta e última etapa no dia 23 de março.
publicado: 17/03/2015 14h45 última modificação: 31/03/2017 17h21

Os 39 integrantes da Turma 1 do X Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores da República (X CIV-MPF) concluíram em 13 de março o treinamento iniciado em maio de 2014. Composto por quatro etapas, todas realizadas em Brasília pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), o X CIV-MPF teve carga horária de 364 horas-aula. Etapa obrigatória do processo de vitaliciamento, o curso ofereceu aos novos membros do Ministério Público Federal conhecimentos jurídicos e de natureza interdisciplinar, com ênfase na prática e na aplicabilidade dos temas abordados.

No último dia de aulas, a procuradora da República Ana Carolina Haliuc Bragança, uma das integrantes da turma, destacou o formato do treinamento como um dos pontos fortes: “O CIV se torna melhor a cada etapa, pois, à medida que o tempo passa, adquirimos a prática em nossos gabinetes e chegamos aqui para o módulo seguinte com outra perspectiva, mais madura”.

Por essa razão, segundo a procuradora, a quarta e última fase do curso foi insuperável em termos de aproveitamento. “Tivemos aulas com grandes especialistas sobre técnicas especiais extrajudiciais em meio ambiente e sobre temas como demarcação e regularização fundiária em terras indígenas e quilombolas. Foi um módulo muito prático e adequado às necessidades do ofício em que eu atuo, na Procuradoria da República em Cáceres, Mato Grosso”, afirmou.

O diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins Lima, também creditou o sucesso do curso ao formato em quatro etapas. “Os senhores se tornaram procuradores da República há cerca de um ano e esse formato de curso de ingresso me parece uma boa escolha, pois garante a mesclagem da prática nas procuradorias com a experiência transmitida pelos membros do MPF que aqui estiveram”, ressaltou. Ele ainda desejou aos procuradores sucesso na carreira, lembrando a todos da responsabilidade que adquiriram ao ingressar em uma instituição com grande potencial transformador. “Vocês estão recebendo um Ministério Público mais fortalecido, mais organizado por aqueles que os antecederam e mais reconhecido pela sociedade. O desafio dos senhores é entregar aos próximos colegas uma instituição melhor do que a que estão recebendo”, concluiu.

No encerramento das atividades, o coordenador-geral e orientador pedagógico do X CIV-MPF, Bruno Calabrich, parabenizou os novos membros da instituição pelo êxito alcançado e agradeceu à equipe da ESMPU pela dedicação no planejamento e na execução do curso. Também estiveram presentes o coordenador adjunto do X CIV-MPF, Andrey Borges de Mendonça, o procurador regional da República Eduardo Pelella e o procurador da República Daniel Salgado.

Turma 2 – Com 32 participantes, a Turma 2 do X CIV-MPF iniciou a quarta etapa do curso nesta segunda-feira, 16 de março. As aulas seguirão até 23 de março e contarão com estudos sobre inovações no direito penal, saúde e educação indígena, direito à diferença e ações afirmativas, crimes cibernéticos, delação premiada, técnicas de negociação e mediação, tráfico de pessoas, trabalho escravo, inclusão de pessoas com deficiência, tutela penal do meio ambiente, questões práticas sobre desapropriação, patrimônio cultural, juizados especiais, entre outros temas.

Veja a programação completa

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300