Encerrado em Brasília o Programa de Formação Profissional de técnicos de segurança e transporte do MPU

Eliminatória e classificatória, última fase do 9º Concurso Público de servidores contou com a participação de 71 candidatos, que cumpriram 180 horas de aulas teóricas e práticas.
publicado: 09/10/2015 18h21 última modificação: 31/03/2017 17h21

Após quatro semanas de aulas teóricas e práticas, foi concluído nesta sexta-feira (9/10) em Brasília o Programa de Formação Profissional dos 71 candidatos aprovados nas três primeiras etapas do 9º Concurso Público de Técnico do MPU com especialidade em Segurança Institucional e Transporte. Última fase do certame, o curso tem caráter eliminatório e classificatório.

O programa teve orientação pedagógica da equipe da Secretaria de Segurança Institucional (SSIN) do Ministério Público Federal (MPF) e foi realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Iniciado em 14 de setembro, o treinamento teve carga horária total de 180 horas-aula.

Programa de formação - téc. seg. e transp. 1

Programa de formação - téc. seg. e transp. 2

A programação contou com 10 disciplinas ministradas na ESMPU, no Autódromo de Brasília, no Centro de Treinamento Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e no Estande de Tiros General Darci Lazaro, localizado no Setor Militar Urbano.

Distribuídos em dois grupos, os 71 alunos assistiram a aulas de gestão de segurança institucional, legislação aplicada, comunicação e radiofrequência, além de participarem de capacitação e testes de direção operacional, segurança de autoridades, uso seletivo da força, técnicas de abordagens, atendimento extra-hospitalar, uso de pistolas de uso permitido, prevenção e combate a incêndio. As provas práticas e teóricas foram aplicadas nesta semana.

Programa de formação - téc. seg. e transp. 3

Programa de formação - téc. seg. e transp. 5

Na cerimônia de encerramento das atividades, o presidente da Comissão do Concurso, o procurador regional da República Bruno Calabrich, parabenizou os candidatos e elogiou o esforço e a dedicação de todos. Ele também falou sobre o ineditismo do programa de formação para técnicos de segurança e transporte no âmbito do Ministério Público brasileiro, destacando que o processo de elaboração do treinamento foi longo e complexo.

Bruno Calabrich afirmou ainda esperar bons resultados da iniciativa. “O curso ofereceu qualificação e formação suficientes para que os candidatos, caso sejam empossados, exerçam com excelência técnica as funções inerentes ao cargo”, concluiu.

Representante da turma, o candidato Frederico Dantas de Oliveira fez breve discurso durante a cerimônia, destacando que o curso ofereceu oportunidade para a troca de experiências e a aquisição de novos conhecimentos. Ele falou ainda sobre a importância do cargo para as funções institucionais do Ministério Público e da capacitação permanente do quadro de servidores. “Não podemos parar um só momento de nos atualizarmos, pois seremos parte de um sistema que zela por um serviço de relevância pública e pelos direitos assegurados pela nossa Constituição Federal, combatendo o crime e buscando o efetivo respeito aos poderes públicos”, ressaltou.

Todos os candidatos receberam declaração de participação no Programa de Formação Profissional e foram homenageados ao final da cerimônia com uma salva de palmas da equipe de instrutores, integrada por representantes da Secretaria de Segurança Institucional (SSIN) do Ministério Público Federal (MPF), do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

A cerimônia contou ainda com a participação do secretário de Segurança Institucional, Delfim Queiroz, e do secretário-geral adjunto do MPF, Hugo Souto Kalil.

Veja mais fotos no Facebook da ESMPU.