Notícias

Escola abre curso sobre relação entre Forças Armadas e Segurança Pública

Atividade busca aprimorar o conhecimento sobre o emprego das Forças Armadas nas missões relativas à Segurança e Ordem Pública.
publicado: 08/03/2018 17h06 última modificação: 09/03/2018 20h26
Ilustração

Ilustração

Membros do MPU, que atuem preferencialmente na área de Segurança Pública ou interação com as Forças Armadas, já podem se inscrever no curso presencial “As Forças Armadas Brasileiras e a Segurança Pública”, que acontece de 24 a 26 de abril, em Brasília. Atividade busca aprimorar o conhecimento sobre o emprego das Forças Armadas nas missões relativas à Segurança e Ordem Pública. 

Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 19 de março, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  https://escola.mpu.mp.br. É vedada a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. Estão sendo oferecidas 18 vagas para o MPM, três para o MPF, duas para o MPT e duas para o MPDFT. A seleção é por sorteio eletrônico. 

Em 16 horas-aula, o conteúdo vai abordar, dentre outros assuntos:  segurança e ordem públicas no Brasil e atuação das Forças Armadas; o Ministério Público Militar no controle externo das Forças Armadas; atuação subsidiária da Marinha: operações aquáticas (mar, rios e lagos), Patrulha Naval, inspeções navais pela Capitania dos Portos e nos eventos públicos de grande vulto; atuação subsidiária da Aeronáutica  no controle e fiscalização da Amazônia, faixa de fronteira e nos eventos públicos de grande vulto; atuação subsidiária do Exército na segurança pública; operações na faixa de fronteira; vigilância nos pleitos eleitorais; atuação nos eventos públicos de ordem internacional e nos sistemas prisionais; emprego das Forças Armadas brasileiras na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e na intervenção federal na cidade do Rio de Janeiro; atuação das Forças Armadas brasileiras em forças de paz pela ONU; o Ministério da Segurança Pública, a atuação da Força Nacional de Segurança e sua vinculação com as Forças Armadas em operações de GLO e segurança pública. 

As aulas serão ministradas pelo promotor de Justiça Militar Adilson José Gutierrez; pelo capitão-tenente do Comando de Operações Navais (ComOpNav), Antônio Carlos Fernandes da Silva Filho; pelo capitão de Fragata, encarregado da Seção de Patrulha Naval do ComOpNav, Alexandre Gildes Borges; pelo chefe da 2ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres (COTER), Altair José Polsin; pelo secretário nacional do Ministério da Segurança Pública, Carlos Alberto dos Santos Cruz; pelo oficial da Aeronáutica Jefson Borges; e pelo  general de Divisão do Comando do Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. 

As despesas de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas (ida e volta) para aqueles com lotação fora de Brasília serão custeadas pela ESMPU. Para receber o certificado é preciso frequência mínima de 85%.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300