Escola divulga obra sobre investigação e persecução penal da corrupção e dos delitos econômicos

O título é resultado de pesquisa sobre o sistema de justiça federal, de iniciativa da ESMPU, coordenada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública
publicado: 23/03/2017 14h49 última modificação: 01/06/2017 12h35

A Escola Superior no Ministério Público da União (ESMPU) disponibilizou a obra “A investigação e a persecução penal da corrupção e dos delitos econômicos: uma pesquisa empírica no sistema de justiça federal”, organizada por Arthur Trindade Maranhão Costa, Bruno Amaral Machado e Cristina Zackseski.

O título é resultado de pesquisa de iniciativa da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), coordenada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Contou com a participação de pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa Política Criminal (UniCeub/UnB) e o Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (Nevis/UnB). A pesquisa teve como coordenador-geral o professor e promotor de justiça do MPDFT Bruno Amaral Machado.

A obra está dividida em dois tomos. O Tomo I apresenta três capítulos que englobam o marco legal e criminológico, a análise organizacional e o relatório de análise estatística do fluxo do sistema de justiça federal. Já o Tomo II, com quatro capítulos, envolve a análise qualitativa das entrevistas e grupos focais realizados com policiais federais, procuradores da República e magistrados, bem como os estudos de caso “Arranjos Interinstitucionais” e “Experiência da Enccla”.

De acordo com os coordenadores, a investigação criminal – seus objetivos, métodos e rotinas – tem mudado profundamente no decorrer da história. “Para entender o que vem a ser investigação criminal e suas mudanças ao longo do tempo, é necessário compreender o contexto político, social e cultural no qual ela se insere”.

Cada um dos dois tomos publicados tem tiragem de 3.000 exemplares. Em formato digital, a obra está disponível para consulta e download no portal da ESMPU, www.escola.mpu.mp.br, link "Publicações", opção "Outras publicações".