Notícias

Escola oferece curso em “EAD Interativo” sobre servidor público e cidadania

Voltado para servidores do MPU, o treinamento acontece de 22 de outubro a 28 de novembro. Inscrição até 17 de setembro
publicado: 05/09/2018 14h17 última modificação: 05/09/2018 14h17
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso “Servidor público e cidadania”, em “EAD interativo”. Voltado para servidores do MPU, o treinamento acontece de 22 de outubro a 28 de novembro no ambiente virtual de aprendizagem da Escola.  

A atividade pretende ampliar a visão de cidadania dos participantes e averiguar as implicações de um conceito alargado para a atuação profissional dos servidores. As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 17 de setembro pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br.  

São oferecidas 33 vagas para o MPF, 9 para o MPT, 6 para o MPDFT e 2 para o MPM. A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.  

Com 20 hora-aula, o conteúdo programático vai abordar, dentre outros aspectos: democracia, cidadania e papel do serviço público a partir das experiências individuais; conceito de cidadania; modelos excludentes e inclusivos de sociedade e cidadania; as Revoluções do século XIX e as demandas pelo reconhecimento de conceito ampliado de cidadania; ética e direitos; violência institucional; desigualdades e demandas éticas; sociedade e mudanças institucionais do Ministério Público; e desafios ao serviço público, ao sistema de justiça e ao Ministério Público.

O curso será ministrado pela mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) Izis Morais Lopes dos Reis. 

Para participar é preciso ter disponibilidade mínima de cinco horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Os certificados serão concedidos aos participantes com frequência mínima de 85% nas atividades. 

"EAD interativo" – A estrutura do novo modelo de educação a distância da ESMPU é formada por videoaulas, textos complementares interativos, fóruns de discussão e blocos de questões. Cada curso é composto por quatro videoaulas: as três primeiras têm duração máxima de 15 minutos e a última, exibida ao final, e com duração máxima de 30 minutos, irá responder as principais dúvidas levantadas nos fóruns. Já os textos complementares interativos fornecem uma perspectiva prática do assunto, mostram o posicionamento do docente sobre o tema e incentivam a pesquisa, a leitura, a interpretação e a análise do aluno.  

Acesse outras informações pelo edital.  

Edital   
Plano de aula

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300