Notícias

Escola prorroga inscrições para Simpósio sobre terceirização e precarização dos direitos dos trabalhadores

Inscrições vão até 28 de outubro. A atividade acontece nos dias 9 e 10 de novembro.
publicado: 15/10/2016 18h35 última modificação: 31/03/2017 17h22

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) prorrogou, até 28 de outubro, as inscrições para o Simpósio “Terceirização, corrupção e precarização dos direitos dos trabalhadores”, voltado para membros do Ministério Público da União (MPU) e público externo. Com carga horária de dez horas, a atividade acontece nos dias 9 e 10 de novembro.

O objetivo do Simpósio é identificar as principais práticas de corrupção viabilizadas pela utilização de contratos de prestação de serviços terceirizados e relacionar as ações promovidas no âmbito do MPT e demais órgãos de regulação do trabalho voltadas ao combate dessa prática ilícita. Além disso, busca proporcionar o debate e a construção de alternativas para o aperfeiçoamento da ação estatal.


Estão sendo oferecidas 300 vagas. Os interessados poderão se inscrever até as 18h do dia 28 de outubro pelo link “Inscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br.

Programação - A abertura acontece no dia 9 de novembro, a partir das 19 horas, e contará com a presença de representantes de Tribunal Superior do Trabalho, Procuradoria Geral da República, Procuradoria Geral do Trabalho, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Conselho Nacional do Ministério Público, Ministério Público de Contas do Distrito Federal, Ministério do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho, ESMPU e Senado Federal.

A partir das 20h30, haverá mesa redonda na qual se discutirá As ações do Fórum Nacional de Combate à Corrupção: do direito fundamental ao governo honesto.


No dia 10 serão abertas quatro mesas de debate. Às 8h45 serão discutidos Casos de atuação do Ministério Público do Trabalho no combate à terceirização ilícita no âmbito da Administração Pública; às 10h50 o tema em destaque será As ações sindicais de enfrentamento à expansão da terceirização no serviço público; às 14 horas os participantes debatem A atuação conjunta dos ramos do Ministério Público no combate à corrupção em contratos de terceirização e, para encerrar, às 16 horas, será discutido Trabalho flexível, empregos precários e a regulação pelo Estado.


A ESMPU não arcará com custo de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas para participantes inscritos após o dia 20 de outubro.

Participantes com, no mínimo, 85% de frequência receberão certificado.

Todas as informações relativas ao Simpósio estão disponíveis no edital.

Edital completo e programação

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300