ESMPU abre 5º Processo Seletivo de Estagiários

Processo é para formação de cadastro reserva de estagiários de nível superior. Provas serão aplicadas em 17 se setembro
publicado: 01/08/2016 14h07 última modificação: 31/03/2017 17h21

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) divulgou o edital do 5º Processo Seletivo de Estagiários. A seleção destina-se à formação de cadastro reserva de estagiários de nível superior em nove áreas: Administração, Biblioteconomia, Comunicação Social: Jornalismo, Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Desenho Industrial, Engenharia Civil, Letras (Português), Pedagogia e Tecnologia da Informação.

Os selecionados cumprirão jornada semanal de 20 horas, receberão bolsa estágio no valor de R$ 850 e auxílio-transporte de R$ 7 por dia estagiado. Também ficam asseguradas aos estagiários a concessão de seguro contra acidentes pessoais e a obtenção de termo de realização de estágio.

Os interessados deverão realizar pré-inscrição entre as 13h do dia 08 de agosto até as 17h do dia 16 de agosto, pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Estágio na ESMPU”, no menu à esquerda da página.

Para participar, o estudante deve estar matriculado em uma das instituições de ensino conveniadas com a ESMPU (lista em anexo) e ter concluído, no período da inscrição, pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos necessários para conclusão do curso superior. É vedada participação daqueles no último semestre de faculdade.

Realizada a pré-inscrição, os candidatos precisam realizar a confirmação da inscrição no Edifício-Sede da ESMPU (SGAS Av. L2 Sul, Quadra 604, Lote 23 – Brasília-DF), entre os dias 24 e 26 de agosto, das 9h às 18h. Na ocasião, eles devem apresentar documento de identidade com foto (original e cópia); CPF (original e cópia); declaração atualizada de escolaridade (original ou eletrônica), expedida pela instituição de ensino conveniada, informando que o aluno está regularmente matriculado; histórico escolar detalhado e atualizado (original ou eletrônico), com o total da carga horária ou dos créditos exigidos para conclusão do curso e o total da carga horária ou dos créditos cursados; laudo médico, caso declare ser pessoa com deficiência; declaração específica, caso queira participar da seleção pelo sistema de cotas para minorias étnico-raciais; e instrumento de mandato, se a inscrição for realizada por procurador.

Provas – As provas objetivas e discursiva serão aplicadas às 9h do dia 17 de setembro, com duração de três horas, em local ainda a ser divulgado.

As provas objetivas contarão com 20 questões de múltipla escolha, sendo dez de conhecimentos básicos (língua portuguesa) e dez de conhecimentos específicos de cada área. A prova discursiva consistirá na elaboração de um texto dissertativo sobre tema da atualidade.

O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. Todas as informações relativas à seleção estão disponíveis no edital.

Lista de instituições conveniadas com a ESMPU

Edital e conteúdo programático