ESMPU abre inscrição para mestrado em Sistemas Jurídicos Contemporâneos

A atividade será realizada pela Università di Roma – Tor Vergata (Itália). Inscrição até 16 de maio
publicado: 09/05/2018 16h32 última modificação: 09/05/2018 16h32
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Mestrado Acadêmico “Sistemas Jurídicos Contemporâneos”, realizado pela Università di Roma – Tor Vergata, em Roma (Itália).

Estão sendo oferecidas duas vagas para o MPF, uma para o MPT, uma para o MPM e uma para o MPDFT. Para participar é preciso ser membro em exercício do Ministério Público da União, ter domínio pleno do idioma italiano; não possuir doutorado em Direito; não ter participado de mestrado pela ESMPU anteriormente; e preencher os requisitos informados pela Università di Roma – Tor Vergata no link https://www.sistemigiuridicicontemporanei.com/br/portugues-il-master/.

Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 16 de maio, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção será realizada em ordem de precedência, obedecendo a pontuação relacionada a produção científica: três pontos para cada livro publicado como autor ou organizador e dois pontos para cada artigo publicado como autor ou organizador.

A estrutura do curso, o conteúdo programático e as informações sobre o período de realização do curso, processo de pré-inscrição e matrícula estão disponíveis na página https://sistemigiuridicicontemporanei.com/. O certificado será emitido pela Università di Roma – Tor Vergata.

Período de realização - O mestrado será realizado entre outubro de 2018 a dezembro de 2020.  No primeiro ano, os participantes cursarão onze disciplinas: Sistema Jurídico Romanista e Sistemas Jurídicos Comparados; Direito dos Contratos Internacionais; Direito Constitucional Comparado; Direito Administrativo Comparado; Direito Internacional dos Investimentos; Direito do Trabalho Comparado; Direito Penal e Processual Comparado; Direito da União Europeia; A proteção dos Direitos Humanos; Direito de Integração; Curso de italiano e italiano jurídico.

Não estão previstas aulas presenciais para o segundo ano. Nesse período, o candidato deverá realizar a pesquisa bibliográfica e a dissertação. O texto poderá ser elaborado no país de origem do participante, que deve apresentar periodicamente ao orientador os progressos e avanços realizados na pesquisa. A dissertação poderá ser escrita em português, porém, deverá ser defendida em italiano.

Custeio - A ESMPU não arcará com o pagamento do valor do curso nem com as despesas de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas. Esses valores deverão ser custeados pelo próprio participante.

O valor integral da atividade é de € 6.162 Euros, que podem ser pagos em parcela única ou em duas parcelas.

Acesse o edital para mais informações.