ESMPU abre inscrições para curso na Itália sobre combate ao crime organizado

Atividade, direcionada a membros do MPF e MPDFT, oferece 11 vagas. Inscrições vão até 8 de setembro.
publicado: 29/08/2016 09h24 última modificação: 31/03/2017 17h21

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu processo seletivo para o curso Combate ao Crime organizado: máfias, corrupção e terrorismo”, promovido pela International Experience, em parceria com a Università degli Studi di Roma Tor Vergata. O curso será realizado entre os dias 2 e 11 de maio de 2017, em Roma.

A atividades é voltada para membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do Ministério Público Federal (MPF) e para membros que atuem nas seguintes Câmaras de Coordenação e Revisão (CCRs): 2ª CCR - Criminal; 5ª CCR - Combate à Corrupção; e 7ª CCR - Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional.

Estão sendo oferecidas 11 vagas, sendo três para o MPF; duas para o MPDFT; e duas para cada uma das Câmaras de Coordenação e Revisão. Os interessados poderão se inscrever até as 12h do dia 8 de setembro pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br.  Os membros do MPDFT e do MPF serão selecionados por sorteio eletrônico. O preenchimento das vagas destinadas às CCRs será por indicação.

O valor total da atividade por aluno é de 2.650 euros (quarto individual) e 2.550 euros (quarto duplo). O pagamento poderá ser feito por transferência bancária, em até duas parcelas, conforme descrito no edital. O participante arcará com os valores relativos ao curso, além de outras despesas decorrentes de sua participação, como passagens aéreas, bolsa capacitação e traslado. Não haverá custeio pela ESMPU.

Conteúdo - O curso de 60 horas-aula será ministrado em italiano, com tradução simultânea para o português. Além das aulas, haverá visitas institucionais. Durante o treinamento, serão debatidas questões como introdução ao código anti-máfia; lavagem de dinheiro no direito italiano e europeu; sistema penal da lavagem de dinheiro; corrupção e crime organizado; combate a corrupção na experiência italiana; delação premiada no sistema italiano; cyber-crime; estrutura em combater as organizações criminosas; direito penitenciário; terrorismo; terrorismo Islâmico; atuação dos órgãos de fiscalização tributária na Itália; transação e recuperação de ativos na experiência italiana, entre outras.

O certificado de participação será emitido pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata.

Informações adicionais poderão ser obtidas por meio da Divisão de Atendimento ao Corpo Acadêmico pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br ou por meio da International Experience pelo site www.internacionalexperience.it ou pelo e-mail info@internacionalexperience.it.

Confira o edital