Notícias

ESMPU abre inscrições para pré-seleção de mestrado em Direito

Voltado para membros (as) do MPU, o programa tem por objetivo a constituição e a capacitação de pesquisadores para o aperfeiçoamento funcional do MPU. Inscrição até 21 de setembro
publicado: 06/09/2018 17h51 última modificação: 10/09/2019 18h24
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o processo de pré-seleção do “Mestrado em Direito”, a ser cursado no biênio 2019/2020 por membros (as) do Ministério Público da União (MPU) vitaliciados (as). O mestrado será ofertado por Instituição de Educação Superior (IES) com sede no Distrito Federal a ser contratada pela Escola. 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu tem por objetivo a constituição e a capacitação de pesquisadores que aprofundem os estudos jurídicos relevantes para o aperfeiçoamento funcional do MPU. O ingresso do candidato dependerá da classificação e aprovação nas duas fases do processo seletivo e observará as condições, procedimentos, regras e critérios estabelecidos do edital e no Regulamento da IES a ser contratada. 

Os interessados podem se inscrever até as 12h do dia 21 de setembro pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. Estão disponíveis 9 vagas para membros do MPF, 7 para o MPT, 3 para o MPDFT e 1 para o MPM. 

Processo Seletivo – A seleção dos (das) candidatos (as) vai acontecer em duas fases. Na primeira, serão analisados o pré-projeto e a correlação do seu conteúdo com a linha de pesquisa, um dos eixos temáticos e os eixos transversais de pesquisa da ESMPU. Clique para acessar a linha, os eixos temáticos e os eixos transversais de pesquisa. 

O pré-projeto deverá ser enviado até 21 de setembro (mesmo período de inscrições) para o e-mail: mestrado@escola.mpu.mp.br. Nele deve constar a correlação explícita e pertinente com a linha de pesquisa, algum eixo temático e os eixos transversais; tema, subtema, justificativa, problemática relacionada com o MPU, objetivos e referência bibliográfica. O texto deve ter no máximo cinco laudas, não computada a referência bibliográfica. 

Todos os pré-projetos serão analisados por uma comissão multidisciplinar de avaliadores, composta por mestres e doutores.  A nota final será a média aritmética das notas indicadas pelos integrantes da comissão multidisciplinar do respectivo ramo. 

O processo de pré-seleção consiste em etapa eliminatória e classificatória, com nota que varia de zero a dez. A publicação do resultado na pré-seleção será realizada até o dia 19 de outubro. 

Na segunda etapa, o (a) candidato (a) pré-selecionado participará do processo de seleção da IES a ser contratada. 

Custeio - A ESMPU arcará com o pagamento dos valores referentes à matrícula e às mensalidades de 24 meses de curso. Já os (as) participantes deverão arcar com as despesas de transporte, passagens aéreas, hospedagem e alimentação, caso necessário. 

Acesse outras informações sobre o curso pelo edital. 

Edital   
Linha e eixos de pesquisa

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300