Notícias

ESMPU abre pré-seleção para programa de doutorado ou mestrado no Japão

Processo seletivo acontecerá em três fases. Podem se inscrever, até 21 de julho, membros do MPF e MPDFT e servidores do MPU, Analista em Direito e Gestão Pública
publicado: 11/07/2017 17h15 última modificação: 13/07/2017 15h32
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o processo de pré-seleção do “Programa de doutorado ou mestrado – Japão”. O objetivo é a constituição e a capacitação de pesquisadores para aprofundar os estudos jurídicos socialmente relevantes para o crescimento institucional do MPU. 

A atividade é promovida pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) em parceria com a ESMPU e a Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Escola e o The United Nations Asia and Far East Institute for the Prevention of Crime and the Treatment of Offenders (UNAFEI -  Instituto das Nações Unidas da Ásia e no Leste para a Prevenção contra o Crime e o Tratamento de Infratores) para treinamento e promoção de intercâmbio de informações relacionadas aos sistemas de justiça criminal e combate à criminalidade. 

Estão sendo oferecidas quatro vagas, sendo uma para membro do MPF; uma para membro do MPDFT; uma para analista do MPU em Direito; e uma para analista do MPU em Gestão Pública. As inscrições estão abertas até as 12h do dia 21 de julho pelo linkInscrições e Resultado” do endereço https://escola.mpu.mp.br

Os candidatos deverão informar, no ato da inscrição, se têm interesse em realizar mestrado ou doutorado, sendo que para o doutorado é necessário título de mestre. Os selecionados deverão escolher a instituição de ensino superior do Japão na qual realizará o programa. Eles permanecerão entre dois e três anos no Japão para realizar mestrado ou doutorado. 

Os participantes serão afastados das atividades do seu cargo com ônus limitado para o MPU, ou seja, mantendo a remuneração do cargo. Outras despesas (passagens aéreas, estadia, taxas acadêmicas, entre outras) serão custeadas pela JICA conforme o edital. 

Processo seletivo 

O processo seletivo acontecerá em três fases. A primeira, de pré-seleção, será realizada por sorteio pela ESMPU. Na segunda, o pré-selecionado participará do processo de seleção da JICA (caso o candidato não seja aprovado nesta fase, será convocado suplente). Na última fase, uma vez aprovado na seleção da JICA, o candidato estará apto a ir ao Japão para realizar o exame de admissão na instituição de ensino superior escolhida. 

Para participar é preciso ter idade entre 22 e 39 anos completos até o dia 01 de abril de 2018; possuir permissão para afastamento do país para participação em programa de doutorado ou mestrado; ter domínio do idioma inglês ou japonês; não receber ou estar aguardando bolsas de estudos de outras organizações; ter a intenção de apoiar a resolução de questões de desenvolvimento no Brasil e fortalecer os laços com o Japão mesmo após o retorno ao seu país; e ter concluído o período de estágio probatório. 

No caso de membros, eles devem preencher os requisitos dos Conselhos Superiores do ramo a que pertencem e da Lei Complementar n. 75, de 20 de maio de 1993, para a concessão de afastamento. Já o servidor tem de ser titular de cargo efetivo no órgão há pelo menos três anos para mestrado e quatro para doutorado e não pode ter se afastado por licença para tratar de assuntos particulares, para gozo de licença para capacitação ou para licença da mesma natureza nos dois anos anteriores à data da solicitação de afastamento. 

Os selecionados deverão se dirigir ao Japão para iniciar a fase de preparação até o mês de março de 2018. Esta etapa equivale ao período para realização do exame de admissão na instituição de ensino escolhida. Caso o participante não seja aprovado depois de seis meses de permanência no Japão, deverá retornar ao Brasil.

Mais informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo
Formulário 1 - Research Plan
Formulário 2 - Career Plan after Graduation
Formulário 3 - Application Form

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300