ESMPU apresenta as diretrizes do media training

Membros e assessores tiraram dúvidas e deram sugestões sobre o curso que vai capacitar procuradores e promotores, de todo o país, a melhor lidarem com a imprensa. As turmas começam em maio.
publicado: 18/04/2008 17h35 última modificação: 31/03/2017 17h30

Durante o simpósio MPU e sociedade: a comunicação pública como facilitadora do diálogo, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a empresa responsável pelo media training apresentaram as bases da capacitação para membros dos quatro ramos do MPU lidarem com a imprensa.

O treinamento conta com simulações de entrevistas, dicas de como se portar perante as câmeras, e dicas de quando falar com jornalistas. Os assessores presentes no simpósio deram sugestões e tiraram dúvidas. “Precisamos que o assessor esteja junto para trabalharmos melhor”, ressaltou Patrícia Marins, diretora da empresa.

A ESMPU vai levar a capacitação a procuradores e promotores com turmas previstas em 17 capitais, a primeira em Brasília (DF), a partir de maio. As demais cidades serão contempladas com aulas em localidades próximas.

“O simpósio de comunicação pública foi o projeto inicial para aperfeiçoarmos nosso relacionamento com a imprensa e para melhor prestarmos contas à sociedade”, afirma o diretor-geral da Escola, Rodrigo Janot. “Se conseguirmos dar continuidade ao trabalho, e o treinamento de mídia faz parte disso, veremos resultados significativos em cinco, seis anos. Multipliquem a idéia nas suas cidades”, completou com um pedido para os participantes.

Ottoni Fernandes Jr., palestrante no simpósio e secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, ressaltou a importância do media training para garantir o direito à informação. Ele afirmou ainda que vai seguir o exemplo da Escola para melhorar a comunicação pública no Executivo: “Queremos aprender com o trabalho no MPU”.