Notícias

ESMPU assina acordo de cooperação com Japão para intercâmbio de informações em Justiça Criminal

Em visita, delegação japonesa mostrou interesse em conhecer melhor o instrumento da colaboração premiada e a Operação Lava Jato
publicado: 20/06/2017 14h30 última modificação: 20/06/2017 14h40
Exibir carrossel de imagens Diretor-geral da ESMPU e diretor-geral da UNAFEI assinam acordo de cooperação

Diretor-geral da ESMPU e diretor-geral da UNAFEI assinam acordo de cooperação

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) recebeu na manhã desta terça-feira (20/06) a visita de procuradores e autoridades do Japão. A intenção do encontro era a assinatura de um acordo de cooperação entre a Escola e o The United Nations Asia and Far East Institute for the Prevention of Crime and the Treatment of Offenders (UNAFEI -  Instituto das Nações Unidas da Ásia e no Leste para a Prevenção contra o Crime e o Tratamento de Infratores) para treinamento e promoção de intercâmbio de informações relacionadas aos sistemas de justiça criminal e combate à criminalidade. 

O diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins Lima, apresentou as competências da instituição, criada para a capacitação técnico-profissional de membros e servidores do MPU. Ele também ressaltou a responsabilidade da Escola na formação inicial de procuradores e promotores do MPU por meio do Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV). 

O diretor-geral da UNAFEI, Keisuke Sentas, observou que o treinamento dos membros no Brasil se assemelha ao que ocorre no Japão, onde também procuradores mais experientes orientam os mais novos no caso concreto. Além disso, assim como ocorre na ESMPU, há capacitação continuada de servidores das procuradorias japonesas para aperfeiçoamento do trabalho. 

Cooperação

Ao falar sobre as possíveis atividades conjuntas a serem desenvolvidas em parceria com os japoneses, Carlos Henrique afirmou que os cursos da forma como são formatados atualmente pela ESMPU poderão ser compartilhados para que possa haver, justamente, a troca de experiências. “Além disso, podemos conversar sobre outras atividades, com sistemática diversa, que sejam pertinentes para ambas as partes”, complementou. 

Keisuke Sentas frisou que existem muitas áreas que os dois órgãos poderiam trocar informações e mostrou interesse, por exemplo, em conhecer melhor o instrumento da colaboração premiada e a Operação Lava Jato. 

A assinatura do acordo de cooperação foi intermediada pela Secretaria de Cooperação Institucional (SCI) da Procuradoria-Geral da República e contou com a presença do secretário da SCI, Vladmir Aras.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300