Notícias

ESMPU convida Nobel da Paz para participar de congresso

Reunião na Embaixada da África do Sul tratou da participação do bispo Desmond Tutu na atividade, prevista para outubro deste ano e voltada para discutir o combate à discriminação.
publicado: 27/03/2008 20h30 última modificação: 31/03/2017 17h29
O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União, o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot, participou ontem de reunião com a embaixadora da África do Sul, Lindiwe Zulu, com o objetivo de tratar do convite ao bispo Desmond Tutu para participar do congresso comemorativo dos 10 anos da ESMPU. A atividade, prevista para a primeira quinzena de outubro, vai discutir o combate às diversas formas de discriminação, com a presença de membros dos quatro ramos do MPU e estudiosos do Direito.

“A África do Sul realizou um trabalho de combate à discriminação que se tornou referência mundial. Temos muito a aprender com essa experiência”, disse Rodrigo Janot. Além de discutir o convite com bispo, a Embaixada vai apoiar o evento com material didático sobre o assunto. “O tema é de extrema relevância para os dois países”, afirmou a embaixadora.


Bispo anglicano, Desmond Tutu ganhou notoriedade mundial na década de 80, pela firme oposição ao apartheid, política oficial de segregação racial na África do Sul. Em 1984, o trabalho foi reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz. Sua proposta para a sociedade sul-africana incluía direitos civis iguais para todos, abolição das leis que limitavam a circulação dos negros, sistema educacional comum e o fim das deportações forçadas de negros.


O congresso internacional sobre combate à discriminação é a principal atividade acadêmica comemorativa dos dez anos da ESMPU. A idéia é debater a experiência e a legislação internacional sobre o tema, as leis brasileiras e o trabalho dos órgãos federais que atuam na área, entre outros assuntos. Autoridades nacionais e internacionais e membros dos quatro ramos do MPU serão convidados a proferir palestras. Ainda estão previstas uma exposição em parceria com a Fundação Armando Alvarez Penteado (Faap) e a publicação de um volume da Série Manual de Atuação.


A programação especial dos dez anos da Escola inclui outras ações, como Conferência Teuto-Brasileira sobre Direito Internacional da Paz e Conflitos Armados, que vai discutir o tema “Desafios atuais à segurança humana e direito internacional" e deverá contar com a presença de Rudolf Mellinghoff,  ministro da Suprema Corte alemã, e de Joaquim Barbosa, ministro do STF. A conferência acontecerá em João Pessoa (PB), entre os dias 11 e 14 de agosto. A atividade de abertura é o simpósio “MPU e sociedade: a comunicação como facilitadora do diálogo”, nos dias 16 e 17 de abril em Brasília.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300