ESMPU debate o papel do MP como fiscalizador da atividade policial

O simpósio será em Brasília, de 18 a 20 de junho. Há vagas para membros do MPF, do MPM e do MPDFT e para público externo. As inscrições vão até 11 de junho, somente pela página da Escola.
publicado: 26/05/2008 18h59 última modificação: 31/03/2017 17h24

Estão abertas as inscrições para o simpósio Sociedade civil e a fiscalização da violência policial, a ser realizado de 18 a 20 de junho. A atividade acontecerá na sede do MPDFT, em Brasília, com inscrições até 13 de junho.

Entre os assuntos tratados, estão a importância de um órgão externo à polícia para fiscalização das atividades desta, cooperação entre MP e corregedorias de polícia e prevenção de tortura, abuso de autoridade e controle violento de manifestações públicas.

O diretor executivo da Police Assessment Resource Center, Merrick Bobb, vai falar da experiência americana em controle externo das atividades policiais. Jornalista da Rede Globo, Valmir Salaro vai relacionar mídia com fiscalização policial. Seis membros do MPF vão compartilhar experiências positivas de diversos estados.

Ao final do simpósio, haverá uma mesa redonda para discutir propostas de aperfeiçoamento da atuação, inclusive com a proposta de criação do Fórum Nacional do Ministério Público para o Controle Externo da Atividade Policial.

São 100 vagas divididas entre:

• * membros e servidores do MPDFT;

• * membros do MPF e do MPM;

• * membros dos MPs estaduais;

• * outros órgãos de Justiça;

• * público externo.

Para se inscrever, basta acessar o endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições e Resultados”. Participantes com freqüência mínima de 75% receberão certificado. Outras informações pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br

Confira:

edital completo;

todos os temas abordados no simpósio;

programação.